O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

Informações gerais

A Revista Essentia é uma publicação semestral, editada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, com o objetivo de veicular o conhecimento cultural, científico e tecnológico.

 

Instruções para autores

A Revista Essentia aceita trabalhos sobre temas diversos, na ciência, cultura e tecnologia, abrangendo diferentes áreas do conhecimento. Exige-se que os artigos sejam inéditos.

Os artigos, que devem representar real contribuição à respectiva área de conhecimento, deverão indicar, no momento da submissão, uma das áreas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), conforme as seções: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes.

O responsável pela submissão deverá estar ciente de que a escolha de uma área do conhecimento condicionará sua avaliação pelos consultores ad hoc da área. Nos casos em que o artigo compreenda mais de uma área do conhecimento, deverá o autor optar pela mais prevalente, considerando o assunto, resultados e discussão do estudo.

Para a submissão é necessária a ‘realização de cadastro’ como autor. Os artigos deverão ser encaminhados unicamente pela plataforma online da Revista Essentia (http://www.uvanet.br/essentia/index.php/revistaessentia/user/register), com texto em português ou inglês. Todos os artigos serão publicados nestes dois idiomas, sendo de responsabilidade dos autores a tradução. 

Apresentação de documentos para publicação

São aceitos para este periódico os artigos apresentados em um dos seguintes formatos:

Artigo original: resultados de estudos primários, realizados no Brasil e Exterior, a partir da investigação de fatos mensuráveis e/ou fenômenos sociais, com caráter inédito que apresentem contribuições para a comunidade científica e população em geral. Deverá conter: Introdução que apresente a fundamentação teórica, explicitação do problema (hipóteses), objetivos claros e bem definidos; Metodologia que apresente essencialmente o tipo de estudo, cenário, período, referencial teórico-metodológico, critérios de seleção e perfil de participantes/documentos, unidades de análise, técnicas de coleta das informações e análise dos resultados, e explicitação dos aspectos éticos em pesquisa; Resultados e Discussão (separados para estudos quantitativos) que contenham os principais resultados da pesquisa com diálogo bem construído e sustentado em consonância, ou contraposição, com outras pesquisas devidamente publicadas, respeitando os direitos autorais (Copyright); Considerações Finais ou Conclusões a partir dos resultados encontrados, desafios da sua realização, benefícios para comunidade acadêmica e população em geral, limitações e sugestões para novos estudos; e Referências com até 25 títulos. Este tipo de manuscrito deverá conter até 15 páginas, excetuando folha de rosto.

Ensaio teórico: texto crítico que aborda temas atuais. Deverá explicitar uma teoria, com Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Referências com até 30 títulos. O ensaio deverá conter até 15 páginas, excetuando folha de rosto.

Relato de Experiência: relatos de vivências intervencionistas aplicadas a um indivíduo, grupo de pessoas ou comunidade; experiências de laboratórios e grupos de pesquisas biológica, química, física, social, da administração e da educação; experiências de extensão universitária, ligas acadêmicas e intervenções em setores da sociedade civil. Deverá ser escrito em até 10 páginas, excetuando folha de rosto e resumos, contemplando Introdução, Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências com até 15 títulos.

Artigo de Revisão: revisões sistemáticas, com ou sem metanálise; revisões integrativas; revisões narrativas. Deverá respeitar o teor metodológico referente ao tipo de revisão utilizada. Apresentar discussão crítica fundamentada em tema da atualidade e de relevância para comunidade científica e população em geral. Conter: Introdução com fundamentação teórica, explicitação do problema, objetivos claros e bem definidos; Metodologia com explicitação do tipo de revisão aplicada no estudo, características da busca dos documentos, técnicas de coleta e de análise das informações; Resultados e Discussão com explicitação dos resultados encontrados, discussão sustentada nas evidências identificadas e em outras pesquisas, e apresentação dos estudos selecionados; e Referências. Este tipo de estudo deverá ser escrito em até 15 páginas, excetuando folha de rosto.

 

Formatação para submissão

  1. Formatar o manuscrito seguindo as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
  2. Produzir no editor de texto Microsoft Office Word© 2007 ou versão superior.
  3. Indicar até 6 (seis) autores por manuscrito.
  4. Digitalizar páginas com margens de 2 cm em todos os lados, fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas, exceto para citações diretas longas.
  5. Inserir número de página no canto superior direito.
  6. Utilizar itálico para destacar termos importantes ou de outro idioma.
  7. Apresentar na folha de rosto: título (em português e inglês), com letras maiúsculas, centralizado na parte superior, contendo no máximo 15 palavras; resumo e abstract com 200 palavras, seguidos, respectivamente, de palavras-chave e keywords com mínimo de 3 e máximo de 6. Para os artigos das Ciências da Saúde, as palavras-chave e keywords deverão ser selecionadas na base dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) pelo acesso http://decs.bvs.br/. Para os artigos de outras áreas, deverão ser adotadas palavras de texto.

*O resumo em língua inglesa é de responsabilidade dos autores, estando sujeito a correções posteriores no momento de edição do manuscrito.

  1. Não constar na folha de rosto o(s) nome(s) do(s) autor(es), ou demais informações que possibilitam a identificação de autoria.

*Os autores se responsabilizarão pela exclusão de autoria do documento em Word (Salvar Como -> Autores -> inserir nome “user” no local de autoria).

  1. Inserir no texto citações diretas curtas (com até três linhas), entre aspas duplas, sem itálico ou negrito, com fonte e tamanho igual ao do parágrafo.
  2. Colocar citações diretas longas (acima de três linhas) em parágrafo único, com recuo de 5 cm à esquerda, sem aspas, itálico ou negrito, com fonte igual ao do texto e tamanho 10, com espaçamento simples entre linhas.
  3. Indicar no texto os autores das citações, informando página das citações diretas.
  4. Citar e enumerar as Tabelas e Quadros (máximo de 3) em sequência, conforme ordem de aparecimento no texto, acompanhados de título, local, ano e fonte. Respeitar o tamanho de 20cm x 14cm, escritos em fonte tamanho 10.
  5. Nomear gráficos, desenhos e fotografias como Figura (máximo de 3), enumerados conforme ordem de aparecimento do texto, e acompanhados por título, local, ano e fonte. Respeitar o tamanho de 10 cm x 10 cm.
  6. Inserir na última folha do manuscrito, após referências, uma lista com significado das siglas utilizadas. Este campo não será contado como página.
  7. Apresentar obrigatoriamente para todos os manuscritos originados de pesquisas empíricas, com seres humanos ou animais o comprovante de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, conforme a Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Para os estudos nas áreas das ciências humanas e sociais comprovar os requisitos apresentados na Resolução 510/2016 do Conselho Nacional de Saúde. Orientar-se também pelas demais normas éticas: Resoluções 304/2000; 292/2002; 340/2004; 346/2005; 441/2011; e Norma Operacional 001/2013.
  8. Seguir as orientações da NBR 6023/2000, respeitando o limite permitido para cada tipo de manuscrito. O autor deverá optar pela utilização do itálico para indicação dos títulos.
  9. Apresentar nome do autor pelo último sobrenome (com a primeira letra maiúscula), seguido das iniciais (em letra maiúscula) separadas por ponto.
  10. Separar, quando mais de um autor, os nomes com ponto e vírgula.
  11. Incluir número do ORCID na submissão
  12. Não serão aceitas notas de pé-de-página ou no final dos artigos.
  13. Evitar a utilização de teses, dissertações, monografias, anais de eventos e vídeos nas referências.

 

Exemplo:

Livro

Com até três autores

Macêdo, F.F.R.R. Diretrizes para implementação de uma unidade de controladoria nos municípios: um estudo no município de Sobral (CE). Fortaleza (CE): Expressão Gráfica Editora. 2011. 172 p.


Livro com mais de três autores

Mamede, S; Penaforte, J; Schmidt, H; et al. Aprendizagem baseada em problemas. Fortaleza (CE): Editora Hucitec. 2001. 232p.

Capítulo de livro

Mamede, S. Aprendizagem baseada em problemas: características, processos e racionalidade. In: Mamede, S; Penaforte, J; Schmidt, H; et al. Aprendizagem baseada em problemas. Fortaleza (CE): Editora Hucitec. 2001. p. 27-48.

 

Artigos publicados em periódicos científicos

Periódico impresso

Duarte, R.C; Duarte, M.C.C; Souza, E.B. Flora de uma área de caatinga no distrito de Aracatiaçu, Sobral, Ceará, Brasil. Essentia, Sobral, v 14, n 2, p 33-51, 2013.


Periódico online

Cavalcante, M.L.R; Viana, L.S; Vasconcelos, J.O; et al. Perfil dos acidentes de trabalho com exposição a material biológico no município de Sobral-Ceará, 2007 a 2014. Essentia, Sobral, v 17, n 2, p. 1-22, 2016. Disponível em: <http://www.uvanet.br/essentia/index.php/revistaessentia/article/view/75> Acesso em: 03 de junho de 2017.

 

Leis, Decretos, Resoluções e Portarias

Brasil. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília (DF): Centro Gráfico, 1998. 292 p.

Brasil. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Diário Oficial da União, 20 de setembro de 1990.

  

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES OBRIGATÓRIOS

*Estes documentos deverão ser encaminhados no formato PDF.

*As submissões sem estes documentos suplementares serão arquivadas imediatamente.

 

Página de Títulos

- Título;

- Nome dos Autores;

- Informações dos autores: formação profissional, ocupação profissional, vinculação institucional, local, contato eletrônico.

- Informações do autor responsável: endereço, contato telefônico e eletrônico.

- Número do ORCID

 

Declaração de Responsabilidade

Modelo:

 

DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE

  Eu (nós), Nome do(s) autor(es), manifesto esclarecimento sobre minha autoria no artigo intitulado “INSERIR TÍTULO DO ARTIGO”. Nos termos:

 Declaro que participei o bastante do trabalho a ponto de assumir a responsabilidade pelas informações nele dispostas”.

 Declaro que o artigo representa um trabalho original e que nem este, nem outro trabalho com conteúdo semelhante, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista”.

 Declaro que, se solicitado, fornecerei os dados nos quais o artigo está baseado, ou cooperarei totalmente com essa informação, para que seja avaliado pelos editores”

 Declaro ainda que contribuí: (declarar a forma de contribuição de cada autor na construção do artigo).

 
 Autor 1 (nome completo) – (contribuição)

 

Autor 2 (nome completo) – (contribuição)

 

Data, local

Assinatura dos autores:

 

Declaração de direito autoral e conflito de interesse

O responsável pela submissão do artigo deverá enviar como documento suplementar a Declaração de Conflito de Interesses e Transferência de Direitos Autorais. Neste documento deverão ser declarados todos os interesses envolvidos na realização da pesquisa e construção do texto, além da concordância em transferir os direitos de autoria para a Revista Essentia.

Esta declaração só será aceita se assinada por todos os autores.

 

Modelo:

 

DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES E TRANSFERÊNCIA DE

DIREITOS AUTORAIS

 

Eu (nós) ____________________________________________________, autor(es) do artigo intitulado: “INSERIR TÍTULO”, cientes dos possíveis interesses financeiros, acadêmicos, políticos e sociais na realização da pesquisa, não declaramos conflitos de interesses (Ou declaramos os seguintes conflitos de interesses: listar os conflitos de interesses).

 

Em tempo, transferimos os direitos autorais deste artigo ao periódico científico Revista Essentia, publicação semestral, vinculada à Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-Ceará, tornando-se este documento, se aceito, propriedade da revista.

 

Local, data.

Nome(s) e assinatura(s):


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos (Seção especial)

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.