AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR: LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E SEUS DESAFIOS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE

Resumo

Esta pesquisa surgiu da necessidade de analisar as contribuições da gestão escolar como facilitadora dos processos de ensino e como contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem. Para tanto, objetivou-se entender os desafios de gestão educacional, as limitações do modelo de gestão autocrático e as mudanças do modelo centralizado para a construção de uma gestão democrática. A pesquisa foi realizada com coordenadores pedagógicos da rede municipal. Os sujeitos pesquisados estão representados por nove coordenadores do ensino infantil ao médio. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a esses coordenadores. No primeiro momento foi relatado um pouco sobre identidade profissional, construção de saberes e formação. Foram feitos questionamentos envolvendo o desempenho e preparação profissional, a escolha da profissão, expectativas e frustrações, desafios e modelos de gestão. Observou-se a importância dos cursos de capacitação em gestão de pessoas para uma liderança efetiva, bem como a experiência também foi um fator relevante para aquisição de conhecimento referente à profissão. Em relação ao nível de gestão de conflitos observou-se que os anos de profissão são relevantes para a maior aptidão em gestão.

Biografia do Autor

Maria Socorro de Sousa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Pedagoga. Graduanda de Matemática pela Universidade Estadual vale do Acaraú (UVA). Especialista em gestão de pessoas. Pós graduanda em lúdico e psicomotricidade na educação infantil. Docente da educação infantil no município de Sobral. Sobral, Ceará, Brasil.

Referências

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ed.7. Brasília. 2012.

BRASIL. Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública. 2004.

BRASIL. Plano Nacional de Educação. 2001. Acessado em: 27/07/2010. Disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/pne.pdf.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Biblioteca Universitária. Guia de normalização de trabalhos acadêmicos da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não – Cartas a quem ousa ensinar, 4 a ed. São Paulo: Olho d’Água, 1997.

GERHARDT, Tatiana Engel. Silveira , Denise Tolfo. Método de pesquisa. ED. da UFRGS. 2° edição. Porto Alegre. 2009.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M de A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2010

LIBÂNIO, J. C. Organização da gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Revista e ampliada. Goiânia: MF livros, 2008

LIBÂNEO, José Carlos. O sistema de organização e gestão da escola In: LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola - teoria e prática. São Paulo, Heccus, 2013.

LIMA, L. Organização Escolar e democracia radical: Paulo Freire e a governação democrática da escola pública. São Paulo: Cortez, 2000.

LIRA, D. SPONCHIADO, D. A. M.A formação pedagógica do profissional docente no ensino superior:desafios e possibilidades. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/136_297.pdf.>. Acesso em 27out 2018.

LIRA, D. SPONCHIADO, D. A. M.A formação pedagógica do profissional docente no ensino superior: desafios e possibilidades. Disponível em: <http://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/136_297.pdf.>. Acesso em 27out 2018.

LUCK, Heloísa.Dimensões de gestão escolar e suas competências. Heloísa Lück. – Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LUCK, Heloisa. Dimensões da Gestão Escolar e suas Competências. Ed. Positivo. Curitiba, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paula: Cortez, 2017.

PILETTI, N. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. Estrutura e funcionamento do ensino fundamental. São Paulo: Ática, 1998.

PINTO. S. R.R. Dimensões funcionais da gestão de pessoas. 9ª ed. Rio de Janeiro; Editora FGV, 2007.

RIBEIRO, J. Q. Introdução à administração escolar. In: TEIXEIRA, A. S. et al. Administração escolar. Salvador: Anpae, 1968

SILVEIRA, Denise Tolfo. CÓRDORA, Fernanda Peixoto. Pesquisa Cientifica. Org.

SAVIANI, Demerval. Os Saberes Implicados na Formação do Educador. Trabalho apresentado no IV Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Águas de São Pedro – SP, 1996.

TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2 ed. 2002.

Publicado
2020-01-08
Seção
Ciências Humanas