O SOFTWARE TRACKER: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE FÍSICA

Resumo

Os laboratórios didáticos de Ciências, tanto no ensino médio quanto no ensino superior, não apresentam estrutura suficiente para a realização de muitas práticas experimentais no ensino de Física. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta o software Tracker como uma ferramenta alternativa para a aquisição de dados nos laboratórios didáticos de Física. Ele possibilita que os estudantes sejam sujeitos centrais e ativos das práticas experimentais pelo o fato de filmarem os eventos físicos para obtenção e manipulação dos dados. Foram realizadas e filmadas via telefone celular duas práticas experimentais, a do pêndulo simples e do sistema massa-mola. Os vídeos foram analizads pelos alunos da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacaz, onde foi aplicado um questionário para verificar o processo de ensino-parendizagem. Foi verificado que o Tracker se apresenta como uma ferramenta potencializadora no ensino de Física, onde os pontos que se destacam nesse aspecto são a fácil aquisição de dados, o simples manuseio e a flexibilidade de uso.

Biografia do Autor

Antônio Luciano Cordeiro, Secretaria da Educação do Estado do Ceará

Graduação em Licenciatura em Física Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Docente na Secretaria de Educação (SEDUC) do estado do Ceará.

Francisco Leandro de Oliveira Rodrigues, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Graduação em Licenciatura em Física Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente do Curso de Física da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Publicado
2020-01-16
Seção
Ciências da Educação