FATORES DE RISCO PARA CARDIOPATIAS EM UNIVERSITÁRIOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores

Resumo

OBJETIVO: identificar os fatores de risco para adoecimento cardiovascular de estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem.  METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal com 80 estudantes do Curso de Enfermagem. Foi utilizado um questionário para identificar fatores de riscos cardiovasculares e avaliação do peso, Índice de Massa Corpórea, circunferência abdominal, pressão arterial sistêmica. Este estudo está inserido em uma pesquisa intitulada Cuidando para prevenir adoecimento cardiovascular, que está aprovada pelo comitê de ética em pesquisa da Universidade Estadual Vale do Acaraú com o parecer número 2.312.655 e CAAE: 69035017.7.0000.5053. RESULTADOS: Dos 80 acadêmicos que participaram do estudo encontramos predominância de fatores de risco para adoecimento cardiovascular. Evidenciou um número significativo de acadêmicos com nível de estresse de moderado a excessivo (87,5%), sedentário (70%) e com níveis pressóricos acima do que é preconizado pela associação americana de cardiologia (62,5%). CONSIDERAÇÕES FINAIS: Torna-se relevante a reflexão sobre as ações que melhorem a qualidade de vida dos universitários, visto que é um momento de descobertas, de mais responsabilidades e até considerado um estressor para alguns.

Biografia do Autor

Mikaelle Fernandes Marques, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em terapia Intensiva pelo programa de residência Multiprofissional em Terapia Intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e UNINTA. Discente vinculada ao Mestrando em Saúde da Família da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sobral. Ceará. Brasil.

Keila Maria de Azevedo Ponte, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Enfermeira Doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE); Sobral, Ceará, Brasil

Maria Adelane Monteiro da Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-Doutoramento pela UFC. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil

Maria José Dias Gonzaga, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência pelo programa de residência Multiprofissional em Urgência e Emergência da Santa Casa de Misericórdia de Sobral e UNINTA. Mestranda em Enfermagem na Saúde do Adulto pela Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. BrasilBrasil.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

CIências da Saúde