A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Resumo

Este estudo objetiva compreender as principais concepções sobre a contribuição da música na perspectiva da educação infantil, destacando os diversos benefícios que a música para a formação da personalidade, autoestima e relações sociais do aluno dentro da sala de aula. Pesquisa quanti-qualitativa, realizada em escolas públicas da região metropolitana de Recife-PE. Utilizou-se questionário semiestruturado enviado pelo Google Form para 6 professores de pós-graduação. A produção científica enfatiza a visão dos professores da educação infantil e visa a real contribuição da música para esse nível de educação.  Entre os principais resultados, identificou-se que, em geral, os professores conhecem as contribuições da música como facilitadora, demonstram compreender os objetivos da didática musical e percebem que é uma ferramenta que pode ajudar em diversos momentos, inclusive em outras disciplinas, fortalecendo a interdisciplinaridade mesmo no cotidiano como função socializadora. A música oferece aos alunos da educação infantil, atividades que motivam, enriquecem o ambiente escolar de metodologias, aprendizado e desenvolvimento cognitivo confortáveis e estimulam os alunos, permitindo-lhes a oportunidade de entender melhor o conceito que pode não ter sido bem assimilado por falta de uma didática musical.

Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Educação e Música.

Biografia do Autor

Dayvson da Silva, Universidade Estadual Vale do Acarau

Graduando em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

Marta Cristina de Freitas da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Pedagoga. Mestrado e Doutorado em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) (2020-2021). Sobral, Ceará, Brasil.

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Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Ciências da Educação