A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SANTA QUITÉRIA–CE SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Autores

Resumo

A alfabetização científica é um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais na atualidade. Para promovê-la, é preciso não somente ensinar ciências, mas também evidenciar a sua importância na sociedade. Esta pesquisa, de caráter exploratório, visou caracterizar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de Santa Quitéria–CE sobre Ciência e Tecnologia (C&T), avaliando o conhecimento e os interesses dos jovens sobre C&T, identificando as fontes e os meios de busca de conhecimento científico e ainda discutindo o papel da escola e do professor no desenvolvimento crítico sobre C&T dos alunos. O estudo foi realizado através de questionário pela ferramenta Google Forms com questões objetivas e subjetivas, que foi disponibilizado aos alunos matriculados no Ensino Médio da cidade de Santa Quitéria, noroeste do Ceará. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam visões positivas sobre a importância da ciência na sociedade e que possuem interesse pelo tema. Apesar disso, ainda apresentam concepções estereotipadas sobre o trabalho científico e dificuldade em reconhecer instituições de pesquisa científica nacionais e regionais. Com base nisso, é possível aprimorar ações de popularização científica, inclusive da educação em ciências no âmbito escolar, possibilitando o desenvolvimento de novas estratégias que potencializem o avanço da alfabetização científica na região estudada.

Biografia do Autor

Fátima Beatriz Mesquita Damasceno, EEMTI Aracy Magalhães Martins

Licenciada em Ciências Biológicas. Professora temporária da Escola Estadual de Ensino Médio e de Tempo Integral Aracy Magalhães Martins. Santa Quitéria, Ceará, Brasil.

Carina Brunehilde Pinto da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Assistente na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

Kaoli Pereira Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Biólogo. Doutor em Botânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutoradmento em Sistemas Aquáticos Tropicais pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias e Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Ciências da Educação