ESPONTANEIDADE SUFOCADA E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS EM HANNAH ARENDT

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é compreender quais aspectos da condição humana são importantes para garantir a dignidade humana. Tais considerações são norteadas teoricamente pelas obras da filósofa contemporânea Hannah Arendt. Falar-se-á da dignidade humana de um ponto de vista negativo, daí a sua ausência. Analisar-se-á a usurpação dos direitos humanos por parte da população expulsa como condição de pertencimento à comunidade política. Assim, a partir da contemplação da falta de valor, analisar-se-ão elementos característicos para garantir a dignidade dos homens e mulheres que compõem a comunidade humana, a saber: a singularização, ou individualização, que se consegue pela discussão na humanidade.

Biografia do Autor

Flávio Maria Leite Pinheiro, Universidadde Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Pós-Doutor, Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Bacharel em Filosofia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Arno dal Ri Junior, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Titular de Teoria e História do Direito Internacional na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Direito Internacional pela Università Luigi Bocconi de Milão. Pós-doutorado na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne) e na Universiteit Gent (Bélgica).

Lívia da Silva Farias, Universidadde Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Discente do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Evlym Dielis Bezerra Lima, Universidadde Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Discente do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Presidente da Liga Acadêmica de Direito Humanos (LADH).

Downloads

Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Ciências Sociais e Aplicadas