UTILIZAÇÃO DO RÁDIO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR:

PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Autores/as

Resumen

Educação em saúde ascendida através de tecnologia da informação e comunicação permite uma nova perspectiva no desenvolvimento da promoção em saúde. Assim, objetivou-se identificar a percepção de usuários e profissionais da atenção primária à saúde a respeito do rádio como promotor de saúde cardiovascular. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado no sertão nordestino no Ceará de Junho a Outubro de 2022 com 21 participantes entre profissionais e usuários da atenção primária. Foram realizados quatro programas de rádio com temática voltada a saúde cardiovascular e no final foi solicitado o preenchimento de um formulário digital. Os programas de rádios permitiram discutir e apreender sobre as patologias e fomentadoras patológicas do sistema cardiovascular, assim como foi possível vivenciar o rádio como tecnologia educacional, efetividade da promoção em saúde e educação em saúde com vistas a qualidade de vida e bem-estar. A percepção dos profissionais e usuários da atenção primária à saúde é positiva a respeito do rádio como fomentador de estratégias para promover a saúde cardiovascular.

Biografía del autor/a

Maria Laiane Nascimento, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Discente de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

 

José Mário do Couto, Coordenadoria Regional de Saúde - ADS de Itapipoca/SESA

Biólogo. Mestre em Saúde da Família pela RENASF. Coordenador Regional de Saúde da 6ª Coordenadoria Regional de Saúde - ADS de Itapipoca/SESA. Itapipoca. Ceará. Brasil.

 

Keila Maria de Azevedo Ponte, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Enfermeira. Doutora em cuidados clínicos em enfermagem e saúde. Docente do Curso de Enfermagem. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral. Ceará. Brasil.

Publicado

2023-12-15

Número

Sección

CIências da Saúde