PROMOÇÃO DA SAÚDE: ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO COMO EDUCADOR NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA
Autores
Lidyane Parente Arruda
Universidade Estadual do Ceará, UECE
Andréa Carvalho Araújo Moreira
Universidade Federal do Ceará, UFC
Antonia Eliana Araújo Aragão
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar as produções cientí-ficas relacionadas às atribuições do enfermeiro como educador na Estratégia Saúde da Família. Foi realizada no mês de novembro de 2012, por meio de uma pesquisa bibliográfica de artigos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), a partir dos descritores Educação em Saúde, Enfermagem e Saúde da Família, selecionados a partir da terminologia em saúde consultada nos descritores em Ciências da Saúde (DESC-BIREME). Os critérios de inclusão foram artigos que contemplam os descritores supracitados no período de 2009 a 2012 e foram excluídos artigos que não estavam presentes na íntegra e dis-poníveis em português. Obtivemos 9 artigos que abordavam as ações de educação em saúde realizadas pelo enfermeiro da ESF. Foi possível identifi-car a necessidade da superação das adversidades vivenciadas no cotidiano de trabalho do enfermeiro da ESF, das inovações de estratégias de cuidado e da busca por serviços de educação permanente em saúde, devendo o enfermeiro voltar suas ações para implementação de estratégias de educação em saúde que possibilitem um cuidado integral e holístico ao ser humano e a suas ne-cessidades. O estudo possibilitou vislumbrar publicações pontuais sobre as ações de educação em saúde desenvolvidas por enfermeiros da ESF; portan-to, as publicações ainda se apresentam em fase incipiente, pois são poucas e não contemplam a amplitude dos aspectos do processo de educação em saúde.