Importância das aulas práticas no Ensino de Biologia, segundo avaliação de alunos de uma escola da cidade de Sobral/CE

Autores

  • Paulo de Tarso Teles Dourado Aragão
  • João Garcia Alves-Filho

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a importância das práticas para a construção significativa do conhecimento segundo a visão do aluno.Este estudo se caracteriza como do tipo descritivo, transversal e com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 3º ano do ensino médio, totalizando um número de 25 alunos (n=25).A coleta de dados foi através de questionários semi-estruturados, que versavam sobre a atuação do professor em aula prática, a importância das práticas para o aprendizado, participação do aluno na prática. De acordo com os resultados, 80% dos entrevistados afirmam que o professor já realizou atividade prática. Um total de 80% dos estudantes ainda afirmaram que a utilização das aulas práticas ajudou muito na compreensão do assunto estudado. Foi possível observar que 100% dos alunos afirmam que as aulas de Biologia se tornam mais atraentes quando aplicada em aulas práticas. Quando examinado as respostas ao quesito referente à importância da utilização de atividades experimentais no ensino de biologia, 66% dos entrevistados responderam que é muito importante e os outros 44%, consideraram como indispensável. Conclui-se que as atividades práticas no ensino de Biologia favorecem o aprendizado dos alunos por complementar as atividades realizadas em sala de aula, permitindo assim que eles possam protagonizar o ensino de Biologia, interagindo com as experiências e observando os fenômenos, podendo ainda despertar em alguns a vocação científica.

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Publicado

2017-11-06

Edição

Seção

Ciências da Educação