MARKETING DE RELACIONAMENTO: ESTRATÉGIAS E RETENÇÃO DE CLIENTES

Autores

  • Joise de Souza Oliveira Instituto Superior de Teologia Aplicada, Faculdades INTA
  • Marisa Pascarell Agrello

Resumo

O presente artigo tem como objetivo propor uma reflexão sobre marketing de relacionamento e as estratégicas para retenção de clientes, visando à fidelização, bem como, favorecer a permanência de novos clientes, pois isso é primordial para manter-se no mercado, pois diante da concorrência, as organizações precisam estar conectadas em fazer bons relacionamentos, pois através da concepção de vários fatores como comunicação, comprometimento, satisfação e confiança, os quais são elementos importantíssimos na relação da organização com seus clientes na busca por atingir seu potencial. Sendo assim, é fundamental manter a satisfação e comprometimento com seus consumidores com o propósito de liderar o mercado, através desta concepção pode se chegar ao sucesso. Trata-se de uma proposta de estudo de abordagem de conteúdo referencial as contribuições de Kotler (2004), Las Casas (2007), Armstrong (2007), Vanzellotti (2008), Martins (2006), Kotler (2005), Souza (2009), Kotler (2007), Sillas (2007), Marques (2008), Milan (2006), Dias (2011), Kotler e Keller (2008), dentre outros.

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Publicado

2017-11-27

Edição

Seção

Ciências Sociais e Aplicadas