DIAGNÓSTICOS, SINAIS E SINTOMAS DE PACIENTES EM UNIDADE DE EMERGÊNCIA: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

  • Elinaldo Santiago Bastos Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
  • Keila Maria de Azevedo Ponte UECE e INTA
  • José Garcia de Sousa INTA e UFC

Resumo

 

No cotidiano de uma emergência é comum se deparar com os relatos dos sintomas que envolvem alguma patologia ou um estado crítico de saúde que provoque o risco iminente de morte. Para tanto, não se pode prescindir o re/conhecimento dos sinais e sintomas e a relação destes com o diagnóstico. Com base no exposto este estudo tem como objetivo identificar diagnósticos, sinais e sintomas de pacientes em unidade de emergência nas produções científicas. Trata-se de uma pesquisa do tipo revisão bibliográfica realizada nos bancos de dados da LILACS e MEDLINE. Como fontes de coleta foram utilizados 33 (trinta e três). O período da coleta do material para este estudo foi de julho a agosto de 2014.Foi utilizado um instrumento de coleta de dados contendo as seguintes informações: pesquisador, base de dados, revista/periódico, descritores, ano, estado/país da pesquisa, título do artigo, autores principais, formação acadêmica dos pesquisadores, instituição pertencente (principal), objetivos principais, referencial teórico utilizado, local da coleta, período de coleta de dados, população e amostra, instrumento de coleta de dados, técnica de coleta de dados. Conclui se este estudo foi possível identificar os diagnósticos, sinais e sintomas de pacientes atendidos em unidade de emergência disponíveis nas produções científicas dos últimos cinco anos. Também foi possível assinalar os estudos publicados quanto à revista, ano de publicação e local de realização do estudo, identificando os descritores em saúde usados para apresentação destes estudos e principalmente os diagnósticos, os sinais e sintomas desses pacientes em unidade de emergência.

Palavras-chaves: Emergência; sinais e sintomas; Pacientes; Diagnóstico.

Biografia do Autor

Elinaldo Santiago Bastos, Instituto Superior de Teologia Aplicada - INTA
Acadêmico de Enfermagem do 9º período das Faculdades - INTA, Bolsista de Iniciação Científica da Santa Casa de Misericórdia de Sobral/CE.
Keila Maria de Azevedo Ponte, UECE e INTA
Doutoranda e mestre do Programa de Pos Graduação Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Ceará. Docente do Curso de Enfermagem das Faculdades INTA.
José Garcia de Sousa, INTA e UFC
Acadêmico de Farmácia do 9º período das Faculdades - INTA, Coordenador do Departamento Financeiro e Admimistrativo da Santa Casa de Misericórdia de Sobral;Presidente da Comissão de Tecnovigilância da Santa Casa de Misericórdia de Sobral. 
Publicado
2015-08-06
Seção
CIências da Saúde