A GESTÃO ESCOLAR E O DESAFIO DE UMA PARCERIA “EFETIVA” COM A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

  • Maria da Conceição Carneiro Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
  • Luís de França Camboim Neto Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE)
  • Francisco Brandão Aguiar Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE

Resumo

A perspectiva da relação entre família e escola tem sido tratada como o ponto de partida para democratização da gestão escolar. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivo principal analisar e refletir sobre a interação família e escola no sentido da participação efetiva sem desviar a direção de seu objetivo comum: a formação integral do ser humano, como um cidadão de direitos e deveres. O trabalho de pesquisa teve como base a pesquisa de cunho qualitativo incluindo a pesquisa ação, desenvolvida no ano de 2014, na Escola Municipal Padre Manuel Lima e Silva, em Itapajé, Ceará. Através da pesquisa, foi possível concluir que, promover a participação entre família e escola de educação infantil não é uma tarefa fácil, requer dos educadores boa formação, aceitação das diferenças, abertura para o novo, além de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque a harmonia entre os envolvidos, entre as instituições sem desobrigação de responsabilidades por parte das mesmas ou até mesmo trocas de papeis, evitando dessa maneira conflitos e desencontros, possibilitando respeito à individualidade de cada instituição.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Carneiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Luís de França Camboim Neto, Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE)

Doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa. (UFV). Especialista em Metodologia Científica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE).

Francisco Brandão Aguiar, Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará, UECE
Graduado em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Mestrando em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE)
Publicado
2016-06-17
Seção
Ciências da Educação