A GESTÃO ESCOLAR E O DESAFIO DE UMA PARCERIA “EFETIVA” COM A FAMÍLIA E A EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
Resumo
A perspectiva da relação entre família e escola tem sido tratada como o ponto de partida para democratização da gestão escolar. Nesse sentido o presente estudo teve como objetivo principal analisar e refletir sobre a interação família e escola no sentido da participação efetiva sem desviar a direção de seu objetivo comum: a formação integral do ser humano, como um cidadão de direitos e deveres. O trabalho de pesquisa teve como base a pesquisa de cunho qualitativo incluindo a pesquisa ação, desenvolvida no ano de 2014, na Escola Municipal Padre Manuel Lima e Silva, em Itapajé, Ceará. Através da pesquisa, foi possível concluir que, promover a participação entre família e escola de educação infantil não é uma tarefa fácil, requer dos educadores boa formação, aceitação das diferenças, abertura para o novo, além de exigir do gestor um trabalho coletivo que busque a harmonia entre os envolvidos, entre as instituições sem desobrigação de responsabilidades por parte das mesmas ou até mesmo trocas de papeis, evitando dessa maneira conflitos e desencontros, possibilitando respeito à individualidade de cada instituição.