A ESTATÍSTICA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS, NO ENEM E NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

  • Carla Simone de Albuquerque
  • Nilton José Neves Cordeiro
  • Marcio Nascimento da Silva

Resumo

Este artigo teve como objetivo principal analisar livros didáticos de Matemática utilizados entre os anos de 1996 e 2010, na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Coronel Alfredo Silvano, num total de 5 coleções e 9 livros de diferentes autores, que apresentavam o conteúdo de Estatística. Esta análise foi feita sobre os exercícios, afim de que se pudesse verificar se os mesmos atendem aos conceitos de contextualização, prática e vivência do aluno. Pretendeu-se, também, ver como se comporta a tríade Questões de Estatística no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)/Exigências dos PCN quanto à “Análise de dados”/Livros de Matemática. Foi percebido que nas provas do Enem a Estatística é abordada com uma intensidade bem maior que nos livros didáticos do ensino médio. Ainda,
o que é posto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) não está de todo atendido em vários livros didáticos. Dessa forma, acreditamos que estes livros ainda não são suficientes para um aprendizado adequado para os alunos do ensino médio, no que tange à Estatística.
Publicado
2015-07-16
Seção
Ciências Exatas e da Terra