O ESTADO DA ARTE DO SOFTWARE MODELLUS APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Nesse trabalho faz uma pesquisa bibliográfica do tipo Estado da Arte sobre o software Modellus nos períodos entre 1997 e 2020. A investigação foi baseada em artigos presentes no Portal de Periódicos da Capes. Na busca, foram encontrados 82 artigos científicos que contemplam produções em diversas áreas da Física. Observou-se que a grande maioria dos trabalhos está vinculada aos níveis de ensino médio e superior, o que constata a funcionalidade do software Modellus para qualquer nível educacional. Além disso, o referido software pode ser utilizado como proposta para formação continuada de professores, com uma a bordagem didática para a diminuição da evasão escolar, acompanhada de uma interação entre teoria e modelagem. Como resultado, verifica-se um aumento de publicações sobre essa temática no ano de 2012 e 2015, mais especificamente na área de mecânica e em TICs. Entretanto, ainda é notável a carência em várias subáreas da Física, como Astronomia, Óptica, Eletro magnetismo e Hidrodinâmica. Além disso, há poucas produções voltadas para o nível de ensino fundamental.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.