APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS

CONCEPÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

Autores

Resumo

As metodologias ativas são o início para o avanço de processos de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas. Atualmente existem vários tipos de meios educacionais alternativos que o professor pode fazer uso pode utilizar para o ensino. O objetivo deste estudo foi analisar quais trabalhos trazem estudos relevantes sobre metodologias pedagógicas para o ensino de química orgânica nos diferentes níveis de educação. Para a realização do estudo optou-se por uma revisão integrativa (RI). Os estudos foram realizados entre os meses de novembro e dezembro de 2022, nas bases de dados ScienceDirect PBi, Eric, Redalyc, através dos termos em língua portuguesa e inglesa “Teaching chemistry” and “Organic chemistry” and “Pedagogical methods” and “Chemistry practice”, junto ao operador booleano and. 85 trabalhos foram lidos minuciosamente na integra, onde 12 responderam os objetivos do estudo e foram incluídos na amostra final da revisão. Foi possível observar que diferentes metodologias pedagógicas estão sendo aplicadas para o ensino significativo de química orgânica, em todo o mundo. Com destaque para o uso das tecnologias em sala de aula.

Biografia do Autor

Antonio Rony da Silva Pereira Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Graduando em Química pela Universidade Estadual do Ceará. Bolsista de monitoria PROMAC pela Fundação Cearense de Amparo à Pesquisa (Funcap). Fortaleza. Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2024-01-15

Edição

Seção

Ciências da Educação