APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS
CONCEPÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR
Resumo
As metodologias ativas são o início para o avanço de processos de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas. Atualmente existem vários tipos de meios educacionais alternativos que o professor pode fazer uso pode utilizar para o ensino. O objetivo deste estudo foi analisar quais trabalhos trazem estudos relevantes sobre metodologias pedagógicas para o ensino de química orgânica nos diferentes níveis de educação. Para a realização do estudo optou-se por uma revisão integrativa (RI). Os estudos foram realizados entre os meses de novembro e dezembro de 2022, nas bases de dados ScienceDirect PBi, Eric, Redalyc, através dos termos em língua portuguesa e inglesa “Teaching chemistry” and “Organic chemistry” and “Pedagogical methods” and “Chemistry practice”, junto ao operador booleano and. 85 trabalhos foram lidos minuciosamente na integra, onde 12 responderam os objetivos do estudo e foram incluídos na amostra final da revisão. Foi possível observar que diferentes metodologias pedagógicas estão sendo aplicadas para o ensino significativo de química orgânica, em todo o mundo. Com destaque para o uso das tecnologias em sala de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.