MOVIMENTO EM UMA DIMENSÃO PARA O ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA COM USO DO SOFTWARE MODELLUS
Resumo
Os softwares educativos representam inovações tecnológicas na área de educação que proporcionam maiores alternativas pedagógicas, pois permitem o acesso aos recursos visuais disponíveis pelo uso dos computadores. Propomos a utilização do software Modellus para o ensino de física com o uso de simulações computacionais de práticas e exercícios sobre os conteúdos de Movimento Retilíneo Uniforme e Movimento Uniformemente Variado, aliados à teoria de Ensino-Aprendizagem de David Ausubel em uma sequência didática. Disponibilizamos um laboratório virtual que consiste em três práticas e 10 exercícios interativos elaborados e direcionados a alunos do Ensino Médio. Nossa abordagem com maior apelo visual para os conceitos físicos, por meio de simulação computacional, permite maior argumentação na busca por um ensino de física potencialmente significativo. Inicialmente, aplicamos um questionário com o objetivo de sondar a opinião dos alunos em relação ao uso de softwares educativos, no caso o Modellus. Após a aplicação de uma sequência didática para ministrar os conteúdos de cinemática, desta feita com o uso do Modellus, aplicamos novamente o questionário para obter a opinião dos alunos sobre o uso de softwares no ensino de física. Os resultados revelam que a utilização de softwares educativos pode contribuir significativamente com o processo de ensino-aprendizagem de física.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.