A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA

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Resumo

RESUMO - Este artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão escolar democrática, com resultados de uma investigação com objetivo de analisar a contribuição da gestão escolar democrática e participativa no desenvolvimento da transformação social. E com objetivos específicos: identificar o conceito de gestão escolar; compreender a importância da gestão escolar democrática; analisar as ações de um gestor democrático no cotidiano escolar. Fez-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Realizou-se estudos teóricos de autores como: Luck (2009); Libâneo (2007); Saviani (1999); Silva (2009); Paro (2012), dentre outros. A partir da pesquisa constatou-se que a gestão escolar democrática e participativa contribui significativamente para o desenvolvimento da transformação social, pois o gestor democrático possibilita a participação de todos os membros da escola, seja na tomada de decisão ou na construção de ações administrativas e pedagógicas, promovendo assim o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos, além da valorização dos membros da comunidade escolar e também na formação de uma sociedade mais democrática.

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Publicado

2025-09-17

Como Citar

do Nascimento Araújo, A., Aline do Nascimento Araújo Gonçalves, & Lucas Rodrigues do Nascimento. (2025). A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA. Essentia - Revista De Cultura, Ciência E Tecnologia Da UVA, 26. Recuperado de //essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/534

Edição

Seção

Ciências da Educação