EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA NA BASE DE DADOS LILACS

Autores

  • Luciana Maria Montenegro Santiago Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
  • Raíssa Mont'Alverne Barreto Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
  • Maristela Inês Osawa Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Resumo

Trata-se de um levantamento da produção científica sobre
educação profissionalizante, utilizando-se a base de dados LILACS. Dos 37 artigos, 31 foram selecionados, sendo que seis não alcançaram o objetivo da revisão. Percebeu-se um decréscimo nas publicações no período de 2010 a 2013, além da concentração das produções na região Sudeste e ocorrência de
uma associação entre os descritores Educação Profissionalizante e Educação em Enfermagem, resultando em artigos voltados à formação técnica na área da saúde. O déficit na prática pedagógica e a precariedade do vínculo docente, bem como o descompasso entre as ações educacionais e as necessidades
dos serviços de saúde foram alguns desafios referidos nas produções. A realização do estudo contribuiu para a reflexão sobre os meios de como a formação profissional,  especificamente em saúde, vem ocorrendo.

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Publicado

2014-12-14

Edição

Seção

CIências da Saúde