//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/issue/feedEssentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA2025-02-20T00:55:23-03:00Maria Socorro de Araújo Diasessentia.uva@gmail.comOpen Journal Systems<p>Essentia (ISSN 1516-6406) é uma publicação semestral, editada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú com o objetivo de veicular o conhecimento acadêmico, estando aberta para contribuições dessa natureza enviadas por autores independentes ou vinculados a instituições. Na nova avaliação do <strong><em>Qualis Periódicos (2017-2020) </em></strong>a Essentia foi classificada como <strong>B3 n</strong>as áreas Biodiversidade, Ciências ambientais, Ciências agrárias I, Ciências biológicas I e II, Educaçào, Enfermagem, Ensino, Geografia, História, Interdisciplinar, Medicina II, Psicologia, Saúde coletiva, Serviço social e Zootecnia/Recursos pesqueiros.</p> <p> </p> <p> </p>//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/444O Desenvolvimento Psicomotor na Percepção de Professores da Educação Infantil2021-09-27T18:37:02-03:00Maria Sueli da Silva Britosuelyaspk_brito@hotmail.comLaís Raiane Feitosa Melo Paulinoraiane@gmail.comMara Dayanne Alves Ribeiromaradayane@gmail.comDavid Gomes Araújo JúniorDavid@fied.edu.br<p>O objetivo geral deste artigo centra-se em analisar como os professores que atuam na educação infantil compreendem e aplicam conhecimentos sobre o desenvolvimento psicomotor das crianças. A metodologia aplicada para a realização deste estudo foi uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa. Participaram do estudo professores de educação infantil, efetivos, que atuam em creche e pré-escola com crianças de 0 a 6 anos de idade, em instituições públicas municipais, localizadas na cidade de Viçosa do Ceará-CE. O instrumento metodológico utilizado foi uma entrevista com questionamentos relacionados ao conhecimento e a prática voltados para o desenvolvimento psicomotor. Para garantir o anonimato e a confidencialidade dos dados, o projeto de pesquisa foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa e recebeu aprovação. Após a realização das entrevistas, os dados foram analisados, e as respostas dadas pelos professores foram verificadas com base na técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Durante a análise de dados foi possível observar que os professores possuem conhecimento sobre psicomotricidade e usam estratégias diversas para a sua aplicação em sala de aula, como jogos, atividades lúdicas, uso de materiais diversos e outros. As entrevistas também evidenciaram alguns desafios enfrentados na prática docente, como a escassez de recursos humanos e pedagógicos e espaço inadequado para a realização das atividades. Apesar dos desafios enfrentados pelos professores, ficou evidente que os mesmos desenvolvem atividades de maneira intencional e buscam se adaptar à realidade de suas turmas, proporcionando aprendizagem e possibilitando o desenvolvimento psicomotor, tendo o aluno como protagonista na sala de aula.</p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Desenvolvimento psicomotor. Educação Infantil. Psicomotricidade.</p> <p> </p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/493PERCEPÇÃO DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A PANDEMIA CORONAVÍRUS2023-02-27T21:53:04-03:00Hiara Rose Moreno Amaralhiararose9@gmail.comTifanny Andrade Silveira Rodriguestifannyandrade12@gmail.comVitória Rodrigues Chagasvitoria.rodrigues.chagas@gmail.comMaria do Livramento Lima da Silvalivramentomaria17@hotmail.comJoyce Mazza Nunes Aragãojoycemazza5@gmail.com<p>A Covid-19 possibilitou muitas mudanças na rotina acadêmica dos universitários. Dessa forma, o estudo visou avaliar a percepção de acadêmicos de enfermagem sobre a pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, de abordagem quantitativa, realizada com 95 acadêmicos de enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú, em outubro de 2020. A coleta dos dados ocorreu por meio de um questionário no <em>Google Forms</em>. A partir do estudo, percebeu-se que 51% possuem bom relacionamento familiar, 53% têm bom acesso à internet, 43,16% usam o notebook para estudos, 64,21% dos acadêmicos sentem com muita frequência preocupação com as incertezas do semestre. Observou-se que 42,11% sentem dificuldades no ensino remoto, 87,37% sentem falta das práticas acadêmicas muito frequentemente e 69,47% disseram ter saudade de realizar atividades de lazer. Evidenciou-se que 42,11% às vezes tiveram excesso de tarefas e avaliações online; 33,68% dos participantes às vezes têm crise nervosa, 28,42% sentem muito frequente ansiedade excessiva, 32,63% sentem dificuldade em manter uma alimentação equilibrada, 28,42% vivenciaram morte de um familiar e 70,53% a de um amigo. Nota-se mudanças consideráveis nas vidas dos acadêmicos, sendo necessário o fortalecimento das intervenções, com o intuito de contribuir com a redução de danos nesse período pandêmico.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/509RELAÇÕES INTERNACIONAIS EM UM CENÁRIO GLOBALIZADO: 2023-10-02T08:32:23-03:00Jose Davi Rodrigues Salesjoss.davi@aluno.uece.br<p>Ao se deparar com as novas tendências globais o Brasil enfrenta desafios interno e externo de conjuntura social, política e econômica. A independência de matriz energética limpa é um dos assuntos mais relevantes do século XXI, essa pauta perpassa a ideia de um único país sendo expandida para organizações e instrumentos internacionais que tem como missão elaborar itinerários que atendam as novas demandas multilaterais que compreendem a nova dinâmica das relações internacionais. A sustentabilidade colocada em pratica em países desenvolvidos e em desenvolvimento, oneram a nação brasileira uma nova diretriz assegurando que a pauta ambiental seja seguida e que as devidas medidas restritivas e ações contundentes de fiscalização e repressão de indivíduos e empresas que desrespeitam a legislação ambiental vigente.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/425RESPOSTAS DIFERENCIAIS DE CULTIVARES DE VIGNA UNGUICULATA AOS NEMATOIDES DAS GALHAS (MELOIDOGYNE SPP.)2022-07-13T10:23:32-03:00Francisco Jorge Carlos de Souza Juniorjorgesouza@alu.ufc.brPedro Rodrigues Magalhãespedroagronomiaufc@gmail.comFrancisco Bruno da Silva Cafébruno.cafe@outlook.comCarmem Dolores Gonzaga Santoscarmelo.ufc@gmail.com<p style="margin-bottom: 0cm; line-height: 150%; orphans: 0; widows: 0;" align="justify">Os nematoides das galhas são os fitonematódeos mais importantes do mundo, pois infectam as plantas cultivadas e se adaptam mais a diferentes tipos de ambientes, o que contribui para sua maior dispersão. No Brasil, existem mais de 20 espécies, com destaque para <em>M. incognita</em>, <em>M. javanica</em>, <em>M. arenaria</em>, <em>M. hapla</em>, <em>M. enterolobii</em> e <em>M. konaensis</em>. Esses fitoparasitas afetam diversas culturas, incluindo o feijão-caupi [<em>Vigna unguiculata</em> (L.) Walp.], que é uma espécie bem adaptada do semiárido nordestino. O objetivo deste trabalho foi verificar a hospedabilidade das cultivares de feijão-caupi Pitiúba, Sempre Verde, João Paulo II e Setentão a <em>M. incognita</em>, <em>M. arenaria</em>, <em>M. enterolobii</em> e <em>M. konaensis</em>. Observou-se que a cultivar Pitiúba foi a única suscetível a <em>M. enterolobii</em>, enquanto João Paulo II apresentou resistência apenas a esta espécie. As cultivares João Paulo II e Setentão foram suscetíveis a <em>M. konaensis</em>. Sempre Verde apresentou resistência a <em>M. incognita</em>, <em>M. arenaria</em>, <em>M. enterolobii</em> e <em>M. konaensis</em>, sugerindo que esta cultivar, que está entre as cultivares recomendadas para a região Nordeste do Brasil, seria menos afetada em condições de campo infestadas por esta espécie de nematóides de galha.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/454AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO RIO COCÓ EM FORTALEZA, ENTRE 2018 E 2021, ATRAVÉS DO IQA2021-10-24T19:47:20-03:00Jailson Diniz da Silvadinizdasilva.jailson@gmail.comThiago De Norões Albuquerquethiago.albuquerque@ifma.edu.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O Índice de Qualidade da Água (IQA) é uma das principais ferramentas adotadas em bacias hidrográficas no país para se determinar a condição de um corpo hídrico. A bacia Metropolitana do Ceará possui significativa importância por abranger a área mais populosa do Estado, a Capital. O objetivo do trabalho foi avaliar o histórico da qualidade da água do Rio Cocó entre 2018 e 2021. Os dados obtidos foram solicitados a Superintendência Estadual de Meio ambiente do Ceará (SEMACE) e na metodologia foi utilizado o IQA proposto pela CETESB, a companhia ambiental do estado de São Paulo, contemplando 9 parâmetros de qualidade. Foram selecionados 7 pontos de monitoramento entre 2018 e 2021 distribuídos ao longo do Rio entre sua nascente e foz. Em geral o Rio Cocó apresentou um IQA médio classificado como ruim, sendo para alguns pontos classificado como péssimo. O período que obteve o menor índice foi em 2020 e 2021, provavelmente ocasionados pelo aumento de produção de esgoto doméstico ocasionado pela permanência das pessoas dentro de casa devido a quarentena do Covid-19. Os pontos com piores indicadores foram aqueles localizados próximos as grandes concentrações residenciais.</p> <p>Palavras-chaves: Índice de Qualidade da Água; Rio Cocó; bacia hidrográfica.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/512Frases periódicas: a argumentação no gênero fábula2024-08-08T13:51:34-03:00Flávia Cristina Candido de Oliveiraflavia_candido@uvanet.brDanielle Bezerra da Pontedanielebezerra04.1998@gmail.com<p>A Análise Textual do Discurso, fundada por Adam, concebe a ideia de que somente a análise textual não pode ser engessada, pois o texto é, em sua realidade, bastante heterogêneo. Dessa forma, o estudo da estrutura composicional compreende a organização das macroproposições em agrupamentos de características denominados sequências textuais prototípicas e o discurso. O presente trabalho tem por objetivo investigar a presença de argumentação por meio de frases periódicas no gênero fábula. Para isso, tomou-se por base as definições sobre frase periódica de Adam (1992; 2008; 2009; 2019). A pesquisa apresenta perfil teórico-prático e está classificada como descritivo-explicativa, pois descreve o fenômeno das frases periódicas argumentativas em um <em>corpus </em>de dez (10) fábulas de Esopo, textos de natureza narrativa. Constatou-se, por meio dos dados recolhidos e analisados, que, nas fábulas de Esopo, há a presença de argumentação por meio de frases periódicas e, também, percebeu-se a presença de frases periódicas elementares. Por fim, a pesquisa em questão é mais uma contribuição para a Linguística Textual, principalmente, acerca do estudo do protótipo das sequências textuais em seus aspectos de sequência dominante e sequência dominada.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/508OS DESAFIOS DO ENSINO REMOTO DE LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL2023-08-05T16:51:54-03:00Antonia Erica Rodrigues Costaericacosta0714@gmail.comMaria das Doris Moreira de Araújomdorisaraujo@yahoo.com.br<p>Esta pesquisa tem por objetivo discutir sobre os desafios do ensino remoto de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. A escolha desse estudo se justifica pelo interesse de se compreender quais os desafios que foram enfrentados por professores e alunos para a continuidade das aulas de Língua Portuguesa de forma remota, durante a pandemia do Coronavírus. Como suporte teórico, contou – se com as contribuições de alguns autores, como Leite e Farias (2020) e Carvalho e Ribeiro (2021) e de documentos legais como a BNCC (2017) e o Parecer CNE/CP nº. 5/2020 (2020). A partir de uma pesquisa qualitativa, com caráter descritivo-explicativo, foco em campo e método indutivo, realizou-se uma pesquisa com cinco estudantes e cinco professores dos anos finais do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Pires Ferreira – Ce. Os resultados da pesquisa mostraram que o ensino remoto possibilitou o contato dos alunos e professores com novos e variados gêneros textuais e a utilização de diversificadas ferramentas digitais, além de desenvolver a autonomia do aluno e permitir maior envolvimento da família no processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, trouxe também diversos desafios para a dinâmica educacional, como a falta e o acesso precário à internet, a dificuldade de exploração de determinados conteúdos e do acompanhamento da aprendizagem sem o contato presencial, o aumento da demanda de trabalho, a necessidade de reinvenção profissional e a busca de estratégias atrativas que estimulassem a participação dos alunos nas aulas.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/436A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NA EDUCAÇÃO SEXUAL2022-07-13T11:17:37-03:00Camila Eduarda Leoterio Silvacaduleoterio@gmail.comElienay Carlos da Silvaelienaycarlos2805@gmail.comRoberta Soares da Silvarobertagonzaga4@gmail.comMarta Cristina Freitas da Silvamarta.silva@ensigest.com.br<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>O pedagogo é essencial na formação dos estudantes tornando-se relevante na abordagem da educação sexual. A presente leitura tem por objetivo refletir a importância do estudo sobre educação sexual no ambiente escolar. A pesquisa dos dados neste estudo é realizada por meio da análise de conteúdo que parte de um conjunto de técnicas de observação após a aplicação do questionário, numa perspectiva analítico descritiva e também pelo levantamento em artigos disponíveis em sites e livros que discutem cientificamente sobre o tema proposto com a finalidade de provocar a reflexão e discussão para possíveis modificações no trato da educação sexual na rede municipal em Jaboatão dos Guararapes. Os resultados da pesquisa expressam que as entrevistadas têm uma percepção limitada sobre orientação sexual, porém não desenvolvem o tema com uma abordagem educativa. Houve uma expressão unânime de preocupação e proteção às violências sexuais apontadas pela falta de orientação sexual e os impactos pela ausência desse diálogo. Conclui-se que, apesar dos vários posicionamentos sociais contrários à prática da educação sexual nas escolas, faz-se necessário a criação de uma base sólida para tratar a educação sexual dentro do processo de ensino aprendizagem.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação Sexual; Família; Pedagogo.</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/462LESÃO NO LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR EM JOGADORES DE FUTEBOL2021-12-01T08:24:51-03:00Jose rafael Oliveira Limarafahlima03@gmail.comAlexandre Silva Costaalex@gmail.com<p><strong>Resumo:</strong> O presente trabalho tem como tema lesão no ligamento cruzado anterior. O projeto aborda as técnicas eficazes no fortalecimento do músculo para ajudar na reabilitação do LCA (Ligamento cruzado anterior), aplicação de exercícios e a forma na qual esses exercícios se adaptam. Os pacientes com a lesão do LCA apresentam dor, edema, sensação de instabilidade no joelho, desconforto ao caminhar e perda da amplitude de movimentos. Existem três graus de lesões ligamentares, que é de grau I, II e III. No grau I ocorre pequena lesão no ligamento, um estiramento, mas a estabilidade da articulação permanece. Já no grau II acontece uma ruptura parcial das fibras ligamentares, fazendo com que ocorra a frouxidão ligamentar. No grau III ocorre a ruptura total do ligamento ocorrendo a instabilidade articular. O tratamento do Ligamento cruzado anterior (LCA) não cirúrgico visa exercícios físicos como os de CCA e CCF, para fortalecimento do joelho, através do reforço muscular e do treino proprioceptivo. Os exercícios em cadeia cinética aberta e cadeia cinética fechada (CCA e CCF) são importantes na recuperação do LCA. Esse trabalho aborda a lesão do LCA na qual o público mais acometido são jogadores de futebol. Visto isso, no processo de recuperação, os atletas devem ter o acompanhamento do profissional do profissional de educação física para que a reabilitação ocorra de forma segura e eficaz. Portanto, como o profissional de educação física deve prescrever os exercícios para jogadores de futebol com lesões no LCA, incluindo os exercícios de agachamento e cadeira extensora?</p>2025-02-20T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA