//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/issue/feedEssentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA2025-09-17T22:52:59-03:00Maria Socorro de Araújo Diasessentia.uva@gmail.comOpen Journal Systems<p>Editada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú- UVA, a <strong>Revista Essentia </strong>(ISSN 1516-6406), criada em 1998, é periódico de natureza interdisciplinar convergente com a complexidade do ecossistema científico. Publica estudos de natureza quantitativa e qualitativa, sem restrições de desenhos de pesquisa e recebe colaborações de pesquisadores de países de língua portuguesa, inglesa e espanhola.</p> <p>Na última avaliação do <strong><em>Qualis Periódicos (2017-2020)</em></strong>,<strong><em> </em></strong>a Essentia foi classificada como B3 nas áreas Biodiversidade, Ciências ambientais, Ciências agrárias I, Ciências biológicas I e II, Educação, Enfermagem, Ensino, Geografia, História, Interdisciplinar, Medicina II, Psicologia, Saúde Coletiva, Serviço social e Zootecnia/Recursos pesqueiros.</p> <p> </p> <p> </p>//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/551ESTADO DA ARTE DO SOFTWARE PhET APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA2024-06-29T01:06:17-03:00Francisco Leandro de Oliveira Rodriguesrodrigues_oliveira@uvanet.brRaniere Andrade Britoraniereandrade45@gmail.com<p class="western" align="justify"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">A plataforma PhET representa um importante recurso didático que proporciona um processo de ensino e aprendizagem de forma lúdica e prazerosa a fim de obter uma melhor assimilação de novos conhecimentos referentes aos conteúdos de Física. Nessa linha, este estudo teve por objetivo analisar a produção científica da plataforma PhET aplicado ao ensino de Física. Para tanto, realizou-se um levamento bibliométrico nas bases de dados Portal de Periódicos das CAPES e Google Acadêmico, bem como no Caderno Brasileiro de Ensino de Física. A partir da estratégica metodológica adotada na pesquisa, recuperou-se um total de 23 estudos no período de 2006 a 2021. Os resultados demonstraram os periódicos, instituições, autores, níveis de ensino, áreas de conhecimento mais proeminentes no tema, como também, áreas da física ainda não abordadas em estudos educacionais com o PhET, como por exemplo, termodinâmica e ondulatória, apresentando assim grandes possibilidades de desenvolvimento de estudos com o PhET nessas áreas. </span></span></p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/408BENEFÍCIOS E DIFICULDADES DO ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E O PAPEL DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO2021-05-27T18:07:21-03:00Joana Clara Alves Diasjoanaclaraalves76@gmail.comSimone Rodrigues Quirinorsimone58@gmail.comAna Jéssica Silva Damascenoanajessica45@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Analisar as produções científicas disponíveis na literatura quanto aos benefícios e as dificuldades da prática da amamentação e o papel da enfermagem na promoção ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em setembro de 2020, por meio de busca nas bases de dados: LILACS, SCIELO e BDENF, através da Biblioteca Virtual de Saúde e do Portal Capes, a partir de cruzamentos dos descritores: “Aleitamento Materno”, “Benefícios”, “Dificuldades” e “Atuação da enfermagem”. <strong> </strong>Evidenciou-se que existem fatores que facilitam e dificultam a prática da amamentação, portanto, deve-se levar em consideração todos os aspectos que permeiam o contexto social, a cultura, apoio familiar e a orientação profissional. Nesse contexto a atuação do enfermeiro no pré-natal e no puerpério é primordial para prestar esclarecimentos e orientações em relação aos benefícios da amamentação e as vantagens para a continuidade dessa prática. Observou-se que a efetivação da prática do aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida é permeada por vários desafios, tornando necessário a mudança da assistência nas instituições de saúde e a qualificação dos profissionais, com vista a implementar e tornar mais visível a importância do aleitamento materno pela a população.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Aleitamento materno, Benefícios, Dificuldades.</p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/567FAKE NEWS RELACIONADAS À COVID-19: CARACTERÍSTICAS DO FENÔMENO NAS AMÉRICAS2025-05-01T17:52:55-03:00Paloma de Vasconcelos Rodriguespalomavasconcelos@hotmail.comBergson do Nascimento Cavalcantebergsonnascimento123@gmail.comMaria Iasmym Viana Martinsiasmynviana8@gmail.comMarina Pereira Moitamarymoita28@gmail.comAna Beatriz Oliveira Marques dos Santosbeatrizmarques073@gmail.comMaria da Conceição Coelho Britomarycey@hotmail.com<p>Introdução: É imperativo investir em estudos sobre as <em>fakes news</em> de modo a monitorar os conteúdos disseminados e a busca pelo aprimoramento da informação, face às inverdades veiculadas, especialmente relacionadas à saúde durante crises sanitárias. Objetivo: O estudo buscou analisar as <em>fakes news</em> verificadas como estratégia para enfrentamento da infodemia associada à COVID-19, nas Américas. Metodologia: trata-se de um estudo infodemiológico, de base documental, realizado utilizando o banco de dados ‘<em>Coronavírus Factus’</em>, disponível no <em>website Poynter Institute</em>. A coleta ocorreu no período de setembro de 2022 a janeiro de 2023. Além disso, os dados foram sistematizados em um banco de dados e analisados descritivamente. Resultados: Dentre as Américas, a América do Norte se sobressai nos maiores quantitativos com 733 notícias falsas. O <em>Facebook</em> representou o canal veiculador com maior expressividade, seguido do <em>WhatsApp</em>. Paralelamente, o formato de divulgação teve amplitude com diversificado dos formatos (áudio, vídeo, dentre outros). Houve um número significativo de notícias falsas em diversos países das Américas, em especial no ano de 2020, início da crise sanitária, reduzindo nos anos seguintes. Conclusão: Assim, observa-se a verificação dessas notícias como estratégia potente para ajudar a conter os efeitos das <em>fake news</em> no âmbito da saúde e sociedade.</p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/577FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EM SAÚDE DA CRIANÇA NA RESIDÊNCIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE2025-09-03T15:43:58-03:00Izabella Tamira Galdino Farias Vasconcelosizabellatamira@ufc.brMaria Socorro de Araújo Diassocorroad@gmail.com<p>Este artigo analisa a formação de competências em saúde da criança a partir do Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade (RMFC) da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia (ESP-VS), em Sobral, Ceará. Sustentado na abordagem qualitativa, este estudo exploratório e descritivo, com base documental, tem como referencial teórico as Diretrizes da Comissão Nacional de Residência Médica e da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade. Foram examinados conteúdos, carga horária, metodologias de ensino e estratégias de avaliação relacionadas à saúde da criança no PPC da ESP-VS. A análise demonstrou robustez do projeto, alinhamento com competências essenciais e adoção de práticas pedagógicas consistentes, mas também evidenciou a necessidade de maior explicitação do processo ensino-aprendizagem e melhor integração com as diretrizes nacionais. Os resultados reforçam a importância de currículos orientados por competências para qualificação dos médicos residentes, apontam contribuições do case da ESP-VS para outras residências e sugerem maior investimento na construção de PPC capazes de atender às necessidades formativas da atenção integral à saúde infantil.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Educação Médica; Saúde da Criança; Medicina de Família e Comunidade.</p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/565OS IMPACTOS QUE O TURISMO OCASIONA NA REGIÃO PRAIANA DE AMONTADA 2025-02-22T10:51:59-03:00Davi Salesjoss.davi@aluno.uece.br<p>A dualidade em que se expressa o progresso infere em consequências permanentes em áreas que anteriormente eram preservadas, o poder econômico e a concentração de renda e fundiária mantém em constante fluxo de capital em um pequeno círculo visto como elitistas, onerando aos trabalhadores a venda de sua mão de obra servil para se manter a engrenagem econômica em constante movimento. As potencialidades turísticas abrem uma serie de linhas para investimento dos mais variados setores do público ao privado, consequentemente atraindo mazelas sociais de grandes metrópoles em um cenário territorial pequeno, desgastando a imagem externa que indivíduos procuram para o descanso, a engrenagem majoritariamente econômica que circunda áreas com o potencial turístico, deve-se por se só atrais investimento do poder público para que se atenda a demanda em constante crescimento, gerando o retorno financeiro para os cofres da prefeitura e o governo estadual por meio do arrecadamento de imposto que são obtidos através de bens e serviços.</p> <p> </p> <p>PALAVRAS CHAVES: Turísticas, Econômicas, Progresso, Potencialidades, Capital.</p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/534A GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA NA ESCOLA2024-01-24T17:02:37-03:00Adriele do Nascimento Araújoaline.goncalves@edu.sobral.ce.gov.brAline do Nascimento Araújo Gonçalvesalinne_sol@hotmail.comLucas Rodrigues do Nascimentorodrigues.liebert@gmail.com<p><strong>RESUMO</strong><strong> - </strong>Este artigo apresenta uma reflexão sobre a gestão escolar democrática, com resultados de uma investigação com objetivo de analisar a contribuição da gestão escolar democrática e participativa no desenvolvimento da transformação social. E com objetivos específicos: identificar o conceito de gestão escolar; compreender a importância da gestão escolar democrática; analisar as ações de um gestor democrático no cotidiano escolar. Fez-se uma pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Realizou-se estudos teóricos de autores como: Luck (2009); Libâneo (2007); Saviani (1999); Silva (2009); Paro (2012), dentre outros. A partir da pesquisa constatou-se que a gestão escolar democrática e participativa contribui significativamente para o desenvolvimento da transformação social, pois o gestor democrático possibilita a participação de todos os membros da escola, seja na tomada de decisão ou na construção de ações administrativas e pedagógicas, promovendo assim o desenvolvimento de uma educação de qualidade para todos, além da valorização dos membros da comunidade escolar e também na formação de uma sociedade mais democrática.</p>2025-09-17T00:00:00-03:00Copyright (c) 2025 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA