//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/issue/feedEssentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA2023-12-15T16:24:00-03:00Maria Socorro de Araújo Diasessentia.uva@gmail.comOpen Journal Systems<p>Essentia (ISSN 1516-6406) é uma publicação semestral, editada pela Universidade Estadual Vale do Acaraú com o objetivo de veicular o conhecimento acadêmico, estando aberta para contribuições dessa natureza enviadas por autores independentes ou vinculados a instituições. Na nova avaliação do <strong><em>Qualis Periódicos (2017-2020) </em></strong>a Essentia foi classificada como <strong>B3 n</strong>as áreas Biodiversidade, Ciências ambientais, Ciências agrárias I, Ciências biológicas I e II, Educaçào, Enfermagem, Ensino, Geografia, História, Interdisciplinar, Medicina II, Psicologia, Saúde coletiva, Serviço social e Zootecnia/Recursos pesqueiros.</p> <p> </p> <p> </p>//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/489UTILIZAÇÃO DO RÁDIO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE CARDIOVASCULAR:2023-01-19T15:21:07-03:00Maria Laiane Nascimentomarialaiane.redes.jf@gmail.comJosé Mário do Coutomario.couto@saude.ce.gov.brKeila Maria de Azevedo Pontekeilinhaponte@hotmail.com<p>Educação em saúde ascendida através de tecnologia da informação e comunicação permite uma nova perspectiva no desenvolvimento da promoção em saúde. Assim, objetivou-se identificar a percepção de usuários e profissionais da atenção primária à saúde a respeito do rádio como promotor de saúde cardiovascular. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, realizado no sertão nordestino no Ceará de Junho a Outubro de 2022 com 21 participantes entre profissionais e usuários da atenção primária. Foram realizados quatro programas de rádio com temática voltada a saúde cardiovascular e no final foi solicitado o preenchimento de um formulário digital. Os programas de rádios permitiram discutir e apreender sobre as patologias e fomentadoras patológicas do sistema cardiovascular, assim como foi possível vivenciar o rádio como tecnologia educacional, efetividade da promoção em saúde e educação em saúde com vistas a qualidade de vida e bem-estar. A percepção dos profissionais e usuários da atenção primária à saúde é positiva a respeito do rádio como fomentador de estratégias para promover a saúde cardiovascular.</p>2023-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/484O USO DA AUTOTRANSFUSÃO EM CIRURGIA CARDÍACA E BENEFÍCIOS DO SEU USO NO PERIOPERATÓRIO: REVISÃO INTEGRATIVA2022-12-13T14:35:02-03:00Rafael Aires Munizrafaelairesmuniz@gmail.com<p>A autotransfusão deriva do processo de recuperação intraoperatória de sangue que consiste na recuperação de células do sangue perdidas durante o ato cirúrgico. As cirurgias cardíacas são procedimentos complexos de grande porte que se caracterizam por haver grande perca de sangue durante suas execuções, necessitando na maioria das vezes a reposição desse volume para evitar repercussões globais no paciente. O presente estudo tem como objetivo discutir quais benefícios o uso da autotransfusão pode proporcionar para os pacientes submetidos a cirurgias cardíacas de alta complexidade. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada no ano de 2019. A busca e identificação dos artigos selecionados para coleta de dados desse estudo foram realizadas nas seguintes bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BIREME). A análise das informações ocorreu pelo processo metodológico de análise de conteúdo chamada categorização. O uso da autotransfusão em cirurgia cardíaca tem o potencial de proporcionar ao paciente um conjunto de benefícios que podem abranger todo o perioperatório, revolucionando a qualidade e segurança do tratamento cirúrgico e clínico. Tais benefícios abrangem tanto os aspectos fisiológicos quanto os de âmbito social e ético.</p>2023-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/503ESPONTANEIDADE SUFOCADA E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS EM HANNAH ARENDT 2023-05-07T18:20:04-03:00Flávio Maria Leite Pinheiroflaviopinheiro_@hotmail.comArno dal Ri Juniorarnodalri@gmail.comLívia da Silva Fariasliviasfarias@outlook.com.brEvlym Dielis Bezerra Limaevlymblima@gmail.com<p>O objetivo deste estudo é compreender quais aspectos da condição humana são importantes para garantir a dignidade humana. Tais considerações são norteadas teoricamente pelas obras da filósofa contemporânea Hannah Arendt. Falar-se-á da dignidade humana de um ponto de vista negativo, daí a sua ausência. Analisar-se-á a usurpação dos direitos humanos por parte da população expulsa como condição de pertencimento à comunidade política. Assim, a partir da contemplação da falta de valor, analisar-se-ão elementos característicos para garantir a dignidade dos homens e mulheres que compõem a comunidade humana, a saber: a singularização, ou individualização, que se consegue pela discussão na humanidade.</p>2023-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/497APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE QUÍMICA ORGÂNICA ATRAVÉS DE METODOLOGIAS ALTERNATIVAS2023-06-26T08:41:14-03:00Antonio Rony da Silva Pereira Rodriguesronny346silva@gmail.com<p>As metodologias ativas são o início para o avanço de processos de reflexão, de integração cognitiva, de generalização, de reelaboração de novas práticas. Atualmente existem vários tipos de meios educacionais alternativos que o professor pode fazer uso pode utilizar para o ensino. O objetivo deste estudo foi analisar quais trabalhos trazem estudos relevantes sobre metodologias pedagógicas para o ensino de química orgânica nos diferentes níveis de educação. Para a realização do estudo optou-se por uma revisão integrativa (RI). Os estudos foram realizados entre os meses de novembro e dezembro de 2022, nas bases de dados ScienceDirect PBi, Eric, Redalyc, através dos termos em língua portuguesa e inglesa <em>“Teaching chemistry” and “Organic chemistry” and “Pedagogical methods” and “Chemistry practice”,</em> junto ao operador booleano <em>and</em>. 85 trabalhos foram lidos minuciosamente na integra, onde 12 responderam os objetivos do estudo e foram incluídos na amostra final da revisão. Foi possível observar que diferentes metodologias pedagógicas estão sendo aplicadas para o ensino significativo de química orgânica, em todo o mundo. Com destaque para o uso das tecnologias em sala de aula.</p>2024-01-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/437A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL2022-07-13T11:16:59-03:00Dayvson da Silvadayvsonresgllar@gmail.comMarta Cristina de Freitas da Silvamarta.silva@ensigest.com.br<p>Este estudo objetiva compreender as principais concepções sobre a contribuição da música na perspectiva da educação infantil, destacando os diversos benefícios que a música para a formação da personalidade, autoestima e relações sociais do aluno dentro da sala de aula. Pesquisa quanti-qualitativa, realizada em escolas públicas da região metropolitana de Recife-PE. Utilizou-se questionário semiestruturado enviado pelo <em>Google Form </em>para 6 professores de pós-graduação. A produção científica enfatiza a visão dos professores da educação infantil e visa a real contribuição da música para esse nível de educação. Entre os principais resultados, identificou-se que, em geral, os professores conhecem as contribuições da música como facilitadora, demonstram compreender os objetivos da didática musical e percebem que é uma ferramenta que pode ajudar em diversos momentos, inclusive em outras disciplinas, fortalecendo a interdisciplinaridade mesmo no cotidiano como função socializadora. A música oferece aos alunos da educação infantil, atividades que motivam, enriquecem o ambiente escolar de metodologias, aprendizado e desenvolvimento cognitivo confortáveis e estimulam os alunos, permitindo-lhes a oportunidade de entender melhor o conceito que pode não ter sido bem assimilado por falta de uma didática musical.</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Desenvolvimento Infantil, Educação e Música.</p>2023-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/498A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SANTA QUITÉRIA–CE SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA2023-07-27T09:40:53-03:00Fátima Beatriz Mesquita Damascenof.beatriz.md@gmail.comCarina Brunehilde Pinto da Silvaprofcarinamat@yahoo.com.brKaoli Pereira Cavalcantekaolicavalcante@gmail.com<p>A alfabetização científica é um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais na atualidade. Para promovê-la, é preciso não somente ensinar ciências, mas também evidenciar a sua importância na sociedade. Esta pesquisa, de caráter exploratório, visou caracterizar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de Santa Quitéria–CE sobre Ciência e Tecnologia (C&T), avaliando o conhecimento e os interesses dos jovens sobre C&T, identificando as fontes e os meios de busca de conhecimento científico e ainda discutindo o papel da escola e do professor no desenvolvimento crítico sobre C&T dos alunos. O estudo foi realizado através de questionário pela ferramenta <em>Google Forms </em>com questões objetivas e subjetivas, que foi disponibilizado aos alunos matriculados no Ensino Médio da cidade de Santa Quitéria, noroeste do Ceará. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam visões positivas sobre a importância da ciência na sociedade e que possuem interesse pelo tema. Apesar disso, ainda apresentam concepções estereotipadas sobre o trabalho científico e dificuldade em reconhecer instituições de pesquisa científica nacionais e regionais. Com base nisso, é possível aprimorar ações de popularização científica, inclusive da educação em ciências no âmbito escolar, possibilitando o desenvolvimento de novas estratégias que potencializem o avanço da alfabetização científica na região estudada.</p>2023-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/488BIODIVERSIDADE DE PEIXES EM RIACHOS INTERMITENTES DA REGIÃO SEMIÁRIDA BRASILEIRA (BACIA DO RIO ACARAÚ, BRASIL)2023-01-16T16:16:24-03:00Júlia Silva Oliveirajuliasilvoliveira@gmail.comAna Márcia Pinto dos Santosanamarciasantos16@gmail.comVictor Coelho dos Santossvictor458@gmail.comAntônio Lucas de Menezes Xavierlucasmzs14@gmail.comAntônio Lucas Fernandes da Conceiçãoatlucasfernandes@gmail.comBianca de Freitas Terrabiancafterra@gmail.com<p>Rios e riachos intermitentes são ambientes dinâmicos que experimentam a secagem parcial ou total de seu fluxo durante o período de estiagem e são os ecossistemas aquáticos dominantes no Nordeste brasileiro. O ciclo de corrente, poças e seca destes sistemas influencia diretamente a dinâmica da comunidade aquática. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi caracterizar a composição e estrutura da assembleia de peixes nas fases aquáticas do ciclo hidrológico de riachos intermitentes da região semiárida brasileira. O levantamento foi realizado em cinco riachos pertencentes à bacia do Rio Acaraú, localizada no Ceará, Nordeste do Brasil, nas fases corrente e de poças. As espécies de peixes dominantes diferiram entre as fases aquáticas do ciclo. No entanto, nenhum dos descritores ecológicos apresentou diferença significativa entre as fases e nenhuma das 25 espécies foi considerada indicadora de alguma das fases. As espécies presentes nos riachos amostrados estão adaptadas à dinâmica natural destes sistemas e se refugiam nas poças durante o período seco, sendo assim, é fundamental considerar as mudanças ao longo do ciclo hidrológico em ações que objetivem conservar os corpos d’água intermitentes.</p>2023-12-15T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA//essentia.uvanet.br/index.php/ESSENTIA/article/view/504REPRODUCTIVE BIOLOGY AND FLORAL VISITORS OF DISTIMAKE AEGYPTIUS (CONVOLVULACEAE) IN THE CAATINGA: A COMPARATIVE STUDY2023-05-10T08:50:18-03:00Luís Henrique Ximenes Portelaximenes849@gmail.comElnatan Bezerra de Souzaelnatan_souza@uvanet.br<p><em>Distimake aegyptius</em>, a native species commonly found in the Brazilian semi-arid region, has a rapid growth capacity in anthropized environments and is considered self-compatible. Considering the environmental heterogeneity of the Caatinga, we aimed to conduct a study on the reproductive system and guild of floral visitors of <em>D. aegyptius</em>, comparing the data found with those available for other areas of the domain. We conducted the experiments in Sobral and Frecheirinha, Ceará, between May and August 2019. We confirmed that the flowering of <em>D. aegyptius</em> is directly associated with the occurrence of precipitation, while its fruiting is related to the beginning of the dry season. The flowers exhibit attributes that characterize them as melitophilic with generalist pollination, being <em>Apis mellifera</em>, <em>Ancyloscelis apiformis</em> and <em>Polybia ignobilis</em> their effective pollinators. The guild of floral visitors differed between areas, which may be related to site conservation or competition with other species. Rates higher than 80% were recorded in manual and control cross-pollination experiments (natural conditions), indicating that the species is self-compatible and presents a reproductive strategy similar to that described for other Caatinga environments.</p>2023-12-27T00:00:00-03:00Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA