HENRY GIROUX: TEORIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO

  • Eniziê Paiva Weyne Rodrigues Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Roberta Cristiana Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rosana Cátia Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará

Resumo

Observam-se no presente artigo os estudos e ações do referido autor de renome internacional no contexto da educação. Inicialmente, serão apresentadas características relacionadas à sua biografia; na sequência, seus pressupostos teóricos e sua fase atual. O artigo pretende, dessa forma, analisar aspectos teóricos e práticos desse professor e também pesquisador, onde também serão apresentados aspectos comparativos de suas teorias com outros que, possuem afinidades. Visto como representante crítico, em uma vertente política, possui suas teorias em fundamentos dos estudos culturais em uma pedagogia crítica na relação entre a cultura e a educação.  

Biografia do Autor

Eniziê Paiva Weyne Rodrigues, Centro Universitário Estácio do Ceará
Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará. É graduada em Serviço Social/UECE e em Direito/UFC. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanose também em Estratégia em Saúde da Família/UFC e mestre em Avaliação de Políticas Públicas /UFC.
Roberta Cristiana Barbosa Terceiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Sou professora do centro Universitário Estácio do Ceará, leciono as disciplinas de Português Instrumental e Redação Instrumental. E ainda sou professora da Educação Especial da sala de recurso multifuncional - SRM do Estado do Ceará.

Sou graduada em Letras (Português e Espanhol) /UECE, especialista em Psicopedagogia/UECE, Mestre em gestão de Negócios Turísticos pela UECE e doutorando em Educação pela UNiversidade da Madeira - PT.

Rosana Cátia Barbosa Terceiro, Centro Universitário Estácio do Ceará
Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará das disciplinas de Português Instrumental e Redação Instrumental. É ainda professora da Educação Especial da Sala de Recurso Multifuncional - SRM do Governo do Estado do Ceará. É graduada em letras pela UECE(português - Inglês), especialista em Psicopedagogia pela UECE, Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela UECE e Doutoranda do Curso de Educação da Universidade da Madeira - PT.

Referências

Referências

FINO, C. N. & SOUSA, J. As TIC redesenhando as fronteiras do currículo, in Revista Educação & Cultura Contemporânea, 3(2), 53-66 1º semestre 2005. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2005. Disponível em: http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes.htm. Acesso em: 29 de julho de 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIROUX, Henry A. America on the Edge: Henry Giroux on Politics, Culture, and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2006.

GIROUX, Henry A. Impure Acts: The Pratical Politics of Cultural Studies. Barcelona: Routledge, 2000.

GIROUX, Henry A. & GIROUX, Susan Searls. Take Back Higher Education: Race, Youth, and the Crisis of Democracy in the Post Civil Rights Era. New York: Palgrave Macmillan, 2004.

GIROUX, Henry A. & POLLOCK, G. The Mouse That Roared: Disney and the End of Innocence. 2nd edition. New York: Rowman and Littlefield, 2010.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOUSA, J. M. Um currículo ao serviço do poder? Tribuna da Madeira. Educação. I-IV., 2004. Disponível em: http://www3.uma.pt/jesussousa/publica.htm. Acesso em: 12 de agosto.

Publicado
2017-11-06
Seção
Ciências da Educação