HENRY GIROUX: TEORIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO
Resumen
Observam-se no presente artigo os estudos e ações do referido autor de renome internacional no contexto da educação. Inicialmente, serão apresentadas características relacionadas à sua biografia; na sequência, seus pressupostos teóricos e sua fase atual. O artigo pretende, dessa forma, analisar aspectos teóricos e práticos desse professor e também pesquisador, onde também serão apresentados aspectos comparativos de suas teorias com outros que, possuem afinidades. Visto como representante crítico, em uma vertente política, possui suas teorias em fundamentos dos estudos culturais em uma pedagogia crítica na relação entre a cultura e a educação.
Citas
Referências
FINO, C. N. & SOUSA, J. As TIC redesenhando as fronteiras do currículo, in Revista Educação & Cultura Contemporânea, 3(2), 53-66 1º semestre 2005. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2005. Disponível em: http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes.htm. Acesso em: 29 de julho de 2010.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GIROUX, Henry A. America on the Edge: Henry Giroux on Politics, Culture, and Education. New York: Palgrave Macmillan, 2006.
GIROUX, Henry A. Impure Acts: The Pratical Politics of Cultural Studies. Barcelona: Routledge, 2000.
GIROUX, Henry A. & GIROUX, Susan Searls. Take Back Higher Education: Race, Youth, and the Crisis of Democracy in the Post Civil Rights Era. New York: Palgrave Macmillan, 2004.
GIROUX, Henry A. & POLLOCK, G. The Mouse That Roared: Disney and the End of Innocence. 2nd edition. New York: Rowman and Littlefield, 2010.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
SOUSA, J. M. Um currículo ao serviço do poder? Tribuna da Madeira. Educação. I-IV., 2004. Disponível em: http://www3.uma.pt/jesussousa/publica.htm. Acesso em: 12 de agosto.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia