HENRY GIROUX: TEORIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Eniziê Paiva Weyne Rodrigues Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Roberta Cristiana Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará
  • Rosana Cátia Barbosa Terceiro Centro Universitário Estácio do Ceará

Resumen

Observam-se no presente artigo os estudos e ações do referido autor de renome internacional no contexto da educação. Inicialmente, serão apresentadas características relacionadas à sua biografia; na sequência, seus pressupostos teóricos e sua fase atual. O artigo pretende, dessa forma, analisar aspectos teóricos e práticos desse professor e também pesquisador, onde também serão apresentados aspectos comparativos de suas teorias com outros que, possuem afinidades. Visto como representante crítico, em uma vertente política, possui suas teorias em fundamentos dos estudos culturais em uma pedagogia crítica na relação entre a cultura e a educação.  

Biografía del autor/a

Eniziê Paiva Weyne Rodrigues, Centro Universitário Estácio do Ceará

Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará. É graduada em Serviço Social/UECE e em Direito/UFC. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanose também em Estratégia em Saúde da Família/UFC e mestre em Avaliação de Políticas Públicas /UFC.

Roberta Cristiana Barbosa Terceiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Sou professora do centro Universitário Estácio do Ceará, leciono as disciplinas de Português Instrumental e Redação Instrumental. E ainda sou professora da Educação Especial da sala de recurso multifuncional - SRM do Estado do Ceará.

Sou graduada em Letras (Português e Espanhol) /UECE, especialista em Psicopedagogia/UECE, Mestre em gestão de Negócios Turísticos pela UECE e doutorando em Educação pela UNiversidade da Madeira - PT.

Rosana Cátia Barbosa Terceiro, Centro Universitário Estácio do Ceará

Professora do Centro Universitário Estácio do Ceará das disciplinas de Português Instrumental e Redação Instrumental. É ainda professora da Educação Especial da Sala de Recurso Multifuncional - SRM do Governo do Estado do Ceará. É graduada em letras pela UECE(português - Inglês), especialista em Psicopedagogia pela UECE, Mestre em Gestão de Negócios Turísticos pela UECE e Doutoranda do Curso de Educação da Universidade da Madeira - PT.

Citas

Referências

FINO, C. N. & SOUSA, J. As TIC redesenhando as fronteiras do currículo, in Revista Educação & Cultura Contemporânea, 3(2), 53-66 1º semestre 2005. Rio de Janeiro: Universidade Estácio de Sá, 2005. Disponível em: http://www3.uma.pt/carlosfino/publicacoes.htm. Acesso em: 29 de julho de 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

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Publicado

2017-11-06

Número

Sección

Ciências da Educação