PROPRIEDADE INTELECTUAL: CONCEITO, PROTEÇÃO JURÍDICA E ESPÉCIES
Resumo
O presente artigo visa explorar o conceito de propriedade intelectual, contextualizando-a em uma realidade extremamente globalizada, na qual a informação e a tecnologia são as molas que movem o sistema econômico, financeiro e consumista. Neste contexto, os produtos do intelecto geram os equipamentos e bens de consumo a serem produzidos e, consequentemente, protegidos pela lei, para evitar
práticas como a concorrência desleal por meio da apropriação de ideias de outrem. Este trabalho vista abordar, ainda, os diferentes bens a serem protegidos nesse contexto e as duas espécies de propriedade
intelectual: a propriedade industrial (abordando suas subespécies) e o direito autoral. Utiliza-se do método de pesquisa bibliográfica e da abordagem qualitativa, para estudar e analisar os conceitos e, por fim, concluir, ao descrever as formas e os caracteres que compõem o estudo da propriedade intelectual e suas vertentes.
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.
BRASIL. Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996 - Lei da Propriedade Industrial. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF, 15 de maio de 1996.
BRASIL. Tribunal Regional Federal (2. Região). Agravo nº 2007.02.01.009404-2. Relator: Desembargador André Fontes. Rio de Janeiro, 30 de setembro de 2008. Disponível em: www.jusbrasil.com.br.
CARVALHO, Rodrigo Franco de. DA PROTEÇÃO LEGAL CONCEDIDA ÀS MARCAS NOTORIAMENTE CONHECIDAS E DE ALTO RENOME. PUCRS. Disponível em: http://www3.pucrs.br/pucrs/files.
CASTRO, Moema Augusta Soares de. Manual de Direito Empresarial. Rio de Janeiro: Forense, 2007. 278p.
COSTA, Dahyana Siman Carvalho da. PROPRIEDADE INDUSTRIAL. Disponível em: < http://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=834>.
FARIA, Adriana Xavier de. O desenho industrial e os direitos de propriedade intelectual. Revista da ABPI, n. 87, p. 11-26, mar./abr. 2007
FARIAS, Káthia Lourenço de. Das Marcas e Patentes. Universo Jurídico, Juiz de Fora, ano XI, 01 de out. de 2003. < http://uj.novaprolink.com.br/doutrina/1514/das_marcas_e_patentes >. Acesso em: set. de 2015.
FRAGOSO, João Henrique da Rocha. Direito autoral: Da antiguidade à internet. São Paulo: Quartier Latin. 2009. 406p.
INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (INPI). O que é desenho industrial. Disponível em: www.inpi.gov.br.
PIMENTEL, Luiz Otávio. Direito Industrial – As Funções do Direito de Patentes. Porto Alegre: Síntese, 1999, 278 p. p.26.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença