ANÁLISE DO PROCESSO INFLACIONÁRIO E DO SALÁRIO MÍNIMO NA EVOLUÇÃO RECENTE DA ECONOMIA BRASILEIRA
Resumo
O estudo tem a importância de analisar o processo inflacionário brasileiro através de uma série temporal de 20 anos, compreendendo o período de jan/1995 a jan/2015, destacando os impactos a atividade econômico. Utilizando-se do INPC como medida de aferição da inflação e dos valores nominais do salário mínimo dos governos FHC, Lula e Dilma, os dados secundários foram adquiridos através da base de dados do IPEADATA e DIEESE, onde os resultados representam o reajuste nominal e real praticado no período. Ressaltou-se por fim a necessidade de políticas de valorização do salário mínimo, como forma de promover constantemente a melhoria da distribuição de renda do país.Referências
MALVA FILHO, G. Salário Mínimo: Uma Justificativa Teórica e Social. 2007. SOJ. Monografia (Economia) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
OSADA, R.P. Salário Mínimo versus Desigualdade de Renda no Brasil. 2008. 76f. Monografia (Curso de Bacharelado em Ciências Econômicas) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
Downloads
Publicado
2017-08-01
Edição
Seção
Ciências Sociais e Aplicadas
Licença