ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DA FIBRA DE CARBONO COMO REFORÇO ESTRUTURAL EM PILARES DE CONCRETO ARMADO

Autores

Resumo

A fibra de carbono, por ser um material com excelentes propriedades físicas, é utilizada atualmente nas mais diver-sas aplicações. Uma delas refere-se ao seu uso como reforço para estruturas de concreto. Estando as estruturas em constante processo de degradação, eventualmente elas precisam de reforço ou reparação, já que o concreto pos-sui durabilidade limitada e apresenta diversas manifestações patológicas ao longo do tempo. Devido a isso, um ma-terial como a fibra de carbono, que possui boas características e se mostra muito eficiente em diversas aplicações, merece ser estudado. Por ser uma técnica de reforço recente e devido à carência de estudos acerca de sua eficiên-cia, a utilização da fibra nas estruturas de concreto ainda é limitada. Portanto, a partir da realização de ensaios ex-perimentais, desenvolveu-se um estudo com o objetivo de analisar a eficiência de diferentes formas de aplicação da fibra de carbono em pilares curtos de concreto armado submetidos a diferentes tipos de esforços, para compro-var a sua eficiência como técnica de reforço estrutural. Este artigo apresenta algumas formas de utilização desse material para analisar o seu comportamento, que são a utilização da fibra de carbono em diferentes quantidades e orientações. Observou-se que, de maneira geral, o reforço se mostrou eficiente nas aplicações propostas.

Biografia do Autor

Ismael Ribeiro Vasconcelos Neto, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmico de Egenharia Civil

Referências

AMERICAN CONCRETE INSTITUTE. ACI 440R-96: State-of-the-Art Report on Fiber Reinforced Plastic (FRP) Reinforcement for Concrete Structures. USA, 2002.

ARALDI, E. Reforço de Pilares por encamisamento de concreto armado: eficiência de métodos de cálculo da capacidade resistente comparativamente a resultados experimentais.Trabalho de Diplomação Enge-nharia Civil – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. ABNT:Rio de Janeiro, 2014.

CARRAZEDO, R. (2002). Mecanismos de confinamento e suas implicações no reforço de pilares de concre-to por encamisamento com compósito de fibras de carbono. São Carlos,2002. 173p. Dissertação (Mestrado) – Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.

HABITZREUTER, L.; ROSS, H. L. S.; SANTOS, G. M. S. Análise da eficiência do reforço estrutural com fibra de carbono em pilares curtos.2013. 62. Trabalho de Conclusão de Curso Bacharelado em Engenharia de Pro-dução Civil, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2013.

MACHADO, A. de P.Manual de reforço das estruturas de concreto armado com fibras de carbono. São Paulo: Better, 2011.

REIS, L. S. N. Sobre a recuperação e reforço das estruturas de concreto armado.Dissertação de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, Escola de Engenharia, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.

Downloads

Publicado

2018-07-12

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra