SABERES LINGUÍSTICOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v20i1.224Palavras-chave:
Formação inicial, Conhecimento linguístico, Criticidade, Ação docente.Resumo
No mundo globalizado atual, o papel que as línguas estrangeiras desempenham no currículo escolar é crucial para um ensino significativo e uma aprendizagem crítica por parte dos alunos, para a formação da cidadania desejada. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a consciência linguística acerca das questões teóricas de ensino-aprendizagem de língua por professores de inglês da educação básica da cidade de Sobral. Trata-se de uma pesquisa de natureza investigativa e qualitativa que considera, nos discursos apresentados, como as teorias linguísticas estudadas durante a formação inicial possibilitam esses professores a planejar e executar suas aulas de inglês. Os principais interlocutores foram os autores que investigaram a aprendizagem significativa e discutiram a defesa da necessidade de conhecimentos teóricos e de uma pedagogia mais eficaz para o ensino de línguas. Os resultados parciais apontam reflexões sobre os modelos de formação do curso de Letras desta universidade, no que tange à formação crítica do professor de línguas. Da análise das entrevistas, percebe-se que as discussões dos professores sobre questões conceituais e básicas sobre a língua limita-se, prioritariamente, à repetição de conceitos enciclopédicos em vez da reflexão propriamente dita sobre os temas em questão. Dessa forma, a formação de um profissional reflexivo e autocrítico tende a ser comprometida, pois tal formação não contribui para uma práxis pedagógica eficiente.
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