SABERES LINGUÍSTICOS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS

Autores

  • Eduardo Pinto de Mesquita Universidade Estadual Vale do Acaraú https://orcid.org/0000-0002-9154-8893
  • Nathália Najla Oliveira Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • José Raymundo Figueiredo Lins Junior Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.36977/ercct.v20i1.224

Palavras-chave:

Formação inicial, Conhecimento linguístico, Criticidade, Ação docente.

Resumo

No mundo globalizado atual, o papel que as línguas estrangeiras desempenham no currículo escolar é crucial para um ensino significativo e uma aprendizagem crítica por parte dos alunos, para a formação da cidadania desejada. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a consciência linguística acerca das questões teóricas de ensino-aprendizagem de língua por professores de inglês da educação básica da cidade de Sobral. Trata-se de uma pesquisa de natureza investigativa e qualitativa que considera, nos discursos apresentados, como as teorias linguísticas estudadas durante a formação inicial possibilitam esses professores a planejar e executar suas aulas de inglês. Os principais interlocutores foram os autores que investigaram a aprendizagem significativa e discutiram a defesa da necessidade de conhecimentos teóricos e de uma pedagogia mais eficaz para o ensino de línguas. Os resultados parciais apontam reflexões sobre os modelos de formação do curso de Letras desta universidade, no que tange à formação crítica do professor de línguas. Da análise das entrevistas, percebe-se que as discussões dos professores sobre questões conceituais e básicas sobre a língua limita-se, prioritariamente, à repetição de conceitos enciclopédicos em vez da reflexão propriamente dita sobre os temas em questão. Dessa forma, a formação de um profissional reflexivo e autocrítico tende a ser comprometida, pois tal formação não contribui para uma práxis pedagógica eficiente.

 

Biografia do Autor

José Raymundo Figueiredo Lins Junior, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Linguísitca Aplicada, Doutorando em Linguística, professor do Curso de Letras/UVA, coordenador de área do subprojeto PIBID Letras-Inglês, coordenador do projeto de pesquisa "DISCURSOS DE PROFESSORES DE LÍNGUAS EM (FORM)AÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL".

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Publicado

2019-06-28

Edição

Seção

Ciências da Educação