O SOFTWARE TRACKER: UMA FERRAMENTA EDUCACIONAL PARA POTENCIALIZAR O ENSINO DE FÍSICA
Resumo
Os laboratórios didáticos de Ciências, tanto no ensino médio quanto no ensino superior, não apresentam estrutura suficiente para a realização de muitas práticas experimentais no ensino de Física. Nessa perspectiva, esse trabalho apresenta o software Tracker como uma ferramenta alternativa para a aquisição de dados nos laboratórios didáticos de Física. Ele possibilita que os estudantes sejam sujeitos centrais e ativos das práticas experimentais pelo o fato de filmarem os eventos físicos para obtenção e manipulação dos dados. Foram realizadas e filmadas via telefone celular duas práticas experimentais, a do pêndulo simples e do sistema massa-mola. Os vídeos foram analizads pelos alunos da Escola de Ensino Médio Professora Theolina de Muryllo Zacaz, onde foi aplicado um questionário para verificar o processo de ensino-parendizagem. Foi verificado que o Tracker se apresenta como uma ferramenta potencializadora no ensino de Física, onde os pontos que se destacam nesse aspecto são a fácil aquisição de dados, o simples manuseio e a flexibilidade de uso.
Copyright (c) 2020 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.