Escolas contemporâneas do pensamento jurídico hermenêutico:
paradigmas atuais, direitos da personalidade e neoconstitucionalismo
Resumo
Este artigo tem como por objetivo o estudo das escolas
contemporâneas do pensamento jurídico hermenêutico, apresentando
considerações sobre o Neoconstitucionalismo e a sua relevância para
a sociedade ocidental no momento pós-Segunda Guerra Mundial, mas
ainda com importante valia para os atuais processos interpretativos
dos ordenamentos jurídicos e os direitos da personalidade, com
ênfase na Constituição. O trabalho desenvolve diálogo de importantes
teóricos, exemplifica-se Rawls, Alexy e Dworkin. Assim, com esteio no
do método hipotético dedutivo, o artigo discorrerá sobre as principais
escolas contemporâneas, também sobre os principais autores da
contemporaneidade e por fim, sobre o pós-neoconstitucionalismo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.