COMPORTAMENTO SUICIDA: PERFIL DOS USUÁRIOS DE UM SERVIÇO DE PSICOLOGIA DA CIDADE DE SOBRAL-CE

Autores

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de caracterizar o perfil dos usuários do Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal do Ceará, Sobral-CE, que apresentaram como motivo principal da consulta queixa de comportamento suicida no período de 2015 a 2020. Foi realizada uma pesquisa documental, de natureza quantitativa e descritiva, por meio de mapeamento de informações dos prontuários. Na coleta caracterizou-se informações sociodemográficas, identificação de fatores de risco relativos e queixas concomitantes. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e inferenciais, com auxílio dos softwares Microsoft Excel 2010 e o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 22.0). Após realizar a filtragem dos documentos, totalizaram-se 105 prontuários que se enquadravam ao perfil da pesquisa. Verificou-se que o maior número de casos ocorreu no ano 2018. Quanto ao perfil, predominou comportamento suicida entre jovens, do sexo feminino, solteiro(a), estudantes, residentes do município de Sobral-CE, e que coabitavam com duas ou mais pessoas. Os resultados mostram que características sociodemográficas, fatores predisponentes e precipitantes atrelados ao contexto dessas pessoas são capazes de corroborar no risco de comportamento suicida e, portanto, se faz necessário identificar essas especificidades, a fim de elaborar estratégias preventivas que evitem maiores prejuízos em suas vidas.

Biografia do Autor

Renata Vieira de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Mestranda em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sobral. Ceará. Brasil.

Rodrigo da Silva Maia, Universidade Federal do Ceará

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Curso de Graduação em psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sobral. Ceará. Brasil.

Maria Suely Alves Costa, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Doutora em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho Escola de Psicologia. Docente do Curso de Graduação em psicologia e do Mestrado Profissional em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sobral. Ceará. Brasil.

Josiany Oliveira Mota, Universidade Federal do Ceará

Psicóloga. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora Administrativa do Serviço de Psicologia Aplicada. Universidade Federal do Ceará. Sobral-CE.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

Ciências Humanas