O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
REGÊNCIAS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS
Resumo
O processo educacional se constrói a cada dia, a cada nova construção social, política e econômica de uma nação e no berço de sua construção histórica. Entender o papel social da educação na vida das pessoas é debruçar-se sobre o ensino de ciências que não se resume aos conceitos e compreensão de leis da natureza, mas transcende e se faz entender a dinâmica da vida através das próprias experiências. Nesse contexto, objetivou-se através do presente estudo analisar as principais estratégias metodológicas utilizadas nas regências de Ciências no Ensino Fundamental II, através da coleta de dados dos planos de aula e relatos elaborados pelos estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Os achados permitem perceber uma tendência ao tradicionalismo, às aulas sendo construídas a partir de uma sondagem, utilizada principalmente como elemento disparador/motivacional, uma sistematização fundamentada no livro didático e, na exposição dos conceitos e as avaliações realizadas através de estudos dirigidos e/ou metodologias ativas. Portanto, este manuscrito permite uma análise inicial do quão importante é pesquisar e refletir as práticas pedagógicas no contexto da formação inicial para que elas possam ser aprimoradas e contemplem todas as demandas exigidas nas práticas docentes do século XXI.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.