O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENSINO DE CIÊNCIAS

REGÊNCIAS E ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS

Autores

  • Antonio Wesley Rodrigues do Nascimento Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Lucilene Silva Pereira Soares Universidade Estadual Vale do Acaraú

Resumo

O processo educacional se constrói a cada dia, a cada nova construção social, política e econômica de uma nação e no berço de sua construção histórica. Entender o papel social da educação na vida das pessoas é debruçar-se sobre o ensino de ciências que não se resume aos conceitos e compreensão de leis da natureza, mas transcende e se faz entender a dinâmica da vida através das próprias experiências. Nesse contexto, objetivou-se através do presente estudo analisar as principais estratégias metodológicas utilizadas nas regências de Ciências no Ensino Fundamental II, através da coleta de dados dos planos de aula e relatos elaborados pelos estagiários do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Os achados permitem perceber uma tendência ao tradicionalismo, às aulas sendo construídas a partir de uma sondagem, utilizada principalmente como elemento disparador/motivacional, uma sistematização fundamentada no livro didático e, na exposição dos conceitos e as avaliações realizadas através de estudos dirigidos e/ou metodologias ativas.  Portanto, este manuscrito permite uma análise inicial do quão importante é pesquisar e refletir as práticas pedagógicas no contexto da formação inicial para que elas possam ser aprimoradas e contemplem todas as demandas exigidas nas práticas docentes do século XXI. 



Biografia do Autor

Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestre em Bioprospecção Molecular pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Professor Assistente do Curso de Ciências Biológicas. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Lucilene Silva Pereira Soares, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Doutora em Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Adjunto do Curso de Ciências Biológicas. Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Sobral, Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Ciências Biológicas