AS PERCEPÇÕES DE GESTORES E PROFESSORES SOBRE AS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SENADOR SÁ (CE)
Autores
Regina Cunha de Andrade
Israel Rocha Brandão
Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar as percepções de gestores e professores de uma escola pública localizada em Senador Sá (CE) acerca dos impactos das avaliações externas. A investigação, de cunho qualitativo, foi realizada no período de abril a outubro de 2012, e define-se metodologicamente como um estudo de caso. Os principais informantes foram cinco gestores e cinco professores da escola citada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram o questionário e a análise documental. Do ponto de vista teórico, o trabalho considera as contribuições de autores como Lima (2007), Libâneo (2008), Luckesi (2009), Horta Neto (2010), entre outros. Os resultados demonstraram que as avaliações buscam obter informações sobre a qualidade do ensino ofertado. Os sujeitos da pesquisa acreditam que elas têm proporcionado melhorias na aprendizagem dos alunos, porém também têm ocasionado alguns malefícios, como estimular o ensino somente de português e matemática. Os indicadores do 2o ano estão melhorando significativamente, mas o mesmo não se pode dizer do 5o e 9o anos, que se encontram respectivamente em situação intermediária e crítica.