SUPERVISED INTERNSHIP IN TIMES OF PANDEMIC: PERCEPTIONS OF THE STUDENTS OF THE UNDERGRADUATE COURSES THE UVA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM TEMPOS DE PANDEMIA: PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UVA

Autores

  • CAROLINE SANTOS UVA

Resumo

No contexto atual, o ensino remoto emergencial provocado pela pandemia da COVID-19, tem sido mais um desafio a ser enfrentado pela educação durante a formação docente, especialmente para as atividades práticas. O presente trabalho objetivou analisar as percepções dos alunos dos estágios supervisionados dos cursos de licenciatura da Universidade Estadual Vale do Acaraú quanto aos desafios, dificuldades, impactos e experiências vivenciadas durante o estágio no modelo de ensino remoto. Para tanto, foi realizado uma pesquisa quali-qualitativa no período de maio a julho/2021, por meio de um questionário online via Plataforma Google Forms aplicado aos alunos dos cursos de licenciatura da UVA. Os dados foram analisados por meio de quadros, tabelas e, interpretados para a compreensão do processo. Foi verificado que os estagiários apresentaram uma percepção de que o estágio remoto foi válido para a formação docente. Constatou-se que os futuros professores consideraram que mesmo diante das dificuldades, o estágio nas aulas remotas emergenciais foi válido para sua formação como profissional, no qual foi observado que o uso de recursos tecnológicos potencializou o ensino e aprendizagem dos alunos, apesar das limitações notadas nas aulas.

 

Palavras-chave: Ensino Remoto. Educação. Formação de professor.

 

Downloads

Publicado

2023-03-10

Edição

Seção

Ciências Biológicas