LESÕES DOS ATLETAS DA SELEÇÃO BRASILEIRA MASCULINA DE VOLEIBOL INDOOR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Resumo

Tendo em vista os casos de lesões dos atletas da Seleção Brasileira, além da carência de estudos científicos sobre isso, pesquisa-se sobre Lesões dos atletas da Seleção Brasileira Masculina de Voleibol Indoor. Dessarte justifica-se esta revisão integrativa, a fim de analisar as lesões mais frequentes, bem como suas causas e apontar possíveis intervenções para atenuá-las. Para tanto, é necessário apontar as principais lesões, examinar suas causas e propor possíveis soluções para diminuir os casos. Á inserção do supracitado realiza-se uma pesquisa qualitativa exploratória. Para alcançar os objetivos foi realizada uma busca no período de 10 anos sobre o tema abordado através de uma análise temática e pesquisa para a obtenção dos estudos. Entrementes, verificou-se que o excesso de treinamentos e jogos dos clubes e da seleção corroboram para o aumento das lesões para esses atletas e que a tendinopatia do mecanismo extensor do joelho parece ser a principal lesão acometida. Sugere-se, portanto, que o uso da tornozeleira diminuiria as lesões no tornozelo dos atletas da Seleção Brasileira Masculina de Voleibol Indoor.

Biografia do Autor

BRENO DA SILVA SOUSA, FACULDADE IEDUCARE - FIED

Discente do Curso de Educação Física da Faculdade Ieducare (FIED/UNINTA). Tianguá, Ceará, Brasil.

JOSÉ AIRTON DOS SANTOS JÚNIOR, FACULDADE IEDUCARE-FIED

Discente do Curso de Educação Física da Faculdade Ieducare (FIED/UNINTA). Tianguá, Ceará, Brasil.

LAIS RAIANE FEITOSA MELO PAULINO, FACULDADE IEDUCARE-FIED

Bióloga graduada pela Universidade Estadual Vale Acaraú - UVA, Mestre e Doutoranda em Biotecnologia pela RENORBIO-UFC e Professora Universitária na Faculdade Ieducare - FIED.

ADAM BRUNO PRADO DE SOUSA, FACULDADE IEDUCARE-FIED

Profissional de Educação Física. Especialista em Treinamento Esportivo pelo Centro Universitário INTA (UNINTA). Docente do Curso de Educação Física da Faculdade Ieducare (FIED/UNINTA).

Downloads

Publicado

2023-03-10 — Atualizado em 2023-03-15

Versões

Edição

Seção

CIências da Saúde