DO CORTIÇO AO ENGENHO: A EMANCIPAÇÃO SEXUAL PRECOCE DE POMBINHA E CARLINHOS
Resumo
O presente estudo aborda a temática da infância com base nos romances O Cortiço, de Aluísio Azevedo, publicado em 1890 e Menino de Engenho, de José Lins do Rego, publicado em 1932. Objetiva perceber como as personagens crianças são afetadas pelo comportamento sexual das personagens adultas, e qual a influência disso em suas vidas. Compreende o conceito de infância variável no tempo-espaço, por ser de natureza sociocultural, assim sendo, a questão da prática sexual ora é vista como tabu, ora como parte do ritual de ingresso na vida adulta. Na discussão do tema, privilegia-se a figura das personagens Pombinha e Carlinhos, um de cada romance, respectivamente. Esse privilégio foi definido em razão das peculiaridades que ambos assumem no desenrolar da trama em seus respectivos contextos romanescos. Como subsídio teórico, foi valioso o pensamento de autores como Mary Del Priore (1991), Philippe Ariès (1981), Regina Zilberman (1998), dentre outros.Referências
ARIÉS, Philippe. A história social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. Porto Alegre: L&PM, 2013.
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Fragmentos sobre a Rotinização da Infância. Revista Educação & Sociedade, v. 25, nº1 p. 93-114, 2002.
BORGES, Jeane Lessinger & DELL’ AGLIO, Débora Dalbosco. Relações entre abuso sexual na infância, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e prejuízos cognitivos. Psicologia em Estudo. 2002.
CAMPOS, Maria. Izabel. Civilidade, Gênero E Sexualidade: Memórias De Espaços Públicos E Privados. In: Sobre processos civilizadores: diálogos com Norbert Elias. Grande Dourados: UFGD, 2012.
CANDIDO, Antonio. De cortiço a cortiço. O discurso e a sociedade. São Paulo: Duas Cidades, 1993.
D’INCAO. Maria Angêla. Mulher e Família Burguesa. In: Histórias das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2006.
DEL PRIORE, Mary. Histórias do Cotidiano. São Paulo: Contexto, 2001.
_______. História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991.
REGO, José Lins. Menino de Engenho. Rio de Janeiro: José Olympio, 2012.
ZILBERMAN, Regina. O Estatuto da Literatura Infantil. In: A Literatura Infantil na Escola. São Paulo: Global, 1998.