DIALOGANDO SOBRE A AVALIAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: Institucionalização e aspectos teórico-metodológicos
Abstract
O presente ensaio tem por objetivo refletir a respeito da institucionalização e dos aspectos teórico-metodológicos da avaliação em saúde no Brasil. Trata-se de um artigo analítico-reflexivo a respeito dessas duas perspectivas. Nesse sentido, compreendemos que institucionalização da avaliação permitiria uma maior organicidade entre as práticas em saúde e a avaliação, todavia, cabe refletir, até que ponto a apropriação das avaliações por parte do Estado, não comprometeria a fidedignidade de seus resultados. Em se tratando dos aspectos metodológicos das avaliações, identificamos que as avaliações qualitativas têm crescido no âmbito nacional, mas as abordagens centradas em perspectivas teóricas positivistas ainda são preponderantes. Concluímos que é preciso ampliar o debate acerca da institucionalização da avaliação em saúde no Brasil, bem como as o desenvolvimento de outras perspectivas teóricas para avaliação, em especial as avaliações participativas, tendo em vista que com esse aporte metodológico, é possibilitado aos sujeitos reavaliem suas posturas e se percebam como atores transformadores da realidade.
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