JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE DIVISÃO CELULAR
Abstract
É cada vez mais comum a utilização do lúdico como forma de enriquecimento do aprendizado e nesse sentido se faz uso de jogos de tabuleiro. O presente trabalho teve como objetivo desenvolver e avaliar o uso de um jogo de tabuleiro denominado de “Na Trilha da Divisão Celular”, como estratégia educativa, a fim de conduzir alunos do ensino médio nos processos de construção e apropriação de conhecimentos sobre a divisão celular. O trabalho foi realizado na Escola de Ensino Médio Priscila Maciel da França, em Hidrolândia, Ceará, Brasil. Elaborou-se um questionário de dez perguntas abertas e fechadas sobre o referido tema, o qual foi aplicado antes da execução do jogo (pré-teste) e após aplicação do jogo (pós-teste) para análise do desempenho dos alunos. As atividades foram realizadas com 77 alunos, sendo 25 alunos de 1° ano, 27 de 2° ano e 25 de 3° ano no turno matutino. A análise dos dados foi feita por base das respostas dos alunos no pré e pós-testes, com a finalidade de comparar os erros e acertos dos alunos antes e após aplicação do jogo.
Downloads
Published
Issue
Section
License