O ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO BÁSICO: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO PROFESSOR

Authors

  • Suiane Virginia Pereira Loiola Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
  • Vanessa Sousa Melo Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
  • Nilton José Neves Cordeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Abstract

Este trabalho relata um estudo acerca do ensino de Estatística na educação básica, com a finalidade de conhecer o professor que ministra esse conteúdo através da caracterização de sua formação, experiências de ensino e dificuldades em Estatística. A natureza desse estudo é predominantemente descritiva, de perspectiva interpretativa. Para isso foram entrevistas presenciais individuais, de forma estruturada, com os professores de matemática das escolas públicas da sede do município de Groaíras, que se localiza aproximadamente a 25 km da cidade de Sobral. Em termos de resultados verificou-se que todos os professores entrevistados possuem uma formação em Estatística bem limitada, quanto a carga horária, e que a maioria deles iniciou sua vida docente antes mesmo de terminar um curso superior. Todos os professores destacaram a importância desse tópico para o currículo, deixando claro sua aplicabilidade no dia a dia. Quando no ensino superior, a maioria dos docentes sentiram dificuldades na disciplina de Estatística. Os professores relataram que as dificuldades enfrentadas pelos seus alunos são, fundamentalmente, devido à falta do hábito de ler, carência em conceitos como aritmética básica e porcentagem. Apenas um entrevistado acredita que os apuros que os alunos passam são também devido à má formação do professor.

Author Biographies

Suiane Virginia Pereira Loiola, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE.

Vanessa Sousa Melo, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Aluna do Curso de Matemática, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE.

Nilton José Neves Cordeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Professor Mestre do Curso de Matemática, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE.

Published

2015-08-06

Issue

Section

Ciências Exatas e da Terra