O ESTADO DA ARTE DO SOFTWARE TRACKER APLICADO AO ENSINO DE FÍSICA
Abstract
O estudo a ser apresentado traz uma análise acerca das publicações
relacionadas ao software Tracker no período compreendido entre os
anos de 2010 a 2020. A partir deste propósito, foi realizado um estudo
bibliográfico do tipo Estado da Arte. A investigação foi baseada em
artigos presentes no Portal de Periódicos da Capes e com demais
artigos relacionados à importância de demonstrar, através de
experimentos, a ilustração dos fenômenos no ensino da disciplina de Física. Na busca, foram
encontrados dezenove artigos científicos que contemplam um maior número de produções em diversas áreas da Física, assim, foi
observado que a grande maioria dos trabalhos estão vinculados aos
níveis de ensino superior, o que constata a funcionalidade do software Tracker para qualquer nível educacional, porém nota-se um número inferior de publicações nos níveis fundamental e médio. Além disso, o referido software pode ser uma ferramenta importante para a situação
atual de pandemia, onde as aulas usando o software Tracker
possibilita ao educando obter um índice de compreensão maior.
Entretanto, ainda é evidente a carência em várias subáreas da Física, como Óptica, Eletromagnetismo e Hidrodinâmica.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.