COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE DAS PRINCIPAIS INFLUÊNCIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS

Authors

  • Gabriel Aguiar Mendes Centro Universitário Christus, Unichristus
  • Christian Avesque Aquino

Abstract

Nos assuntos relacionados à administração contemporânea, tem crescido o debate acerca do estudo do comportamento do consumidor como ferramenta que auxilia os administradores de empresas, principalmente os ligados ao marketing, no desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing voltado para atender com eficiência anseios, necessidades e desejos dos consumidores. O estudo do comportamento do consumidor é considerado heterogêneo e multidisciplinar no que tange à influência de diversas ciências, como a Sociologia, Antropologia e Psicologia. Assim, devido à importância do referido tema, o presente artigo tem por objetivo fazer uma análise das principais variáveis, individuais e coletivas, que influenciam o comportamento de compra das pessoas. Fazer este levantamento é atividade inicial para a documentação de qualquer planejamento estratégico de marketing, tendo em vista que ele define, entre outras coisas, o que efetivamente os
consumidores querem. Logo, atua como uma das principais ferramentas facilitadoras do trabalho dos administradores.

Published

2015-07-16

Issue

Section

Ciências Sociais e Aplicadas