A atuação do Pedagogo em espaços não escolares: desafios e perspectivas.
Resumen
A prática pedagógica ocorre para além do ambiente escolar. Esta abrangência de campo para a atuação do profissional pedagogo prova a importância e necessidade de inserção destes profissionais nos mais variados segmentos da nossa sociedade contemporânea. De acordo com esta reflexão, sentimos a necessidade de conhecer esse novo contexto onde o Pedagogo está sendo inserido e discutir sobre a sua formação para atuação em espaços não escolares e sua identificação dentro destes espaços, tendo como referência desta discussão entre formação e atuação o Curso de Pedagogia da Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Realizou-se estudo de natureza qualitativa e caráter exploratório, delineado por pesquisa bibliográfica contendo como referencial teórico Libâneo (2005), Gohn (2010), Brandão (1993), entre outros pesquisadores que defendem a ideia de que os campos para atuação do Pedagogo estão cada vez mais amplos nos mais diversos contextos. Foi fundamental a análise de estudos documentais como Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), Diretrizes curriculares do curso de Pedagogia e Matrizes curriculares do curso de Pedagogia da UVA para dar embasamento à pesquisa. Optou-se como instrumento de coleta de dados o questionário, com questões abertas, aplicado a três Pedagogas atuantes em espaços não escolares na cidade de Sobral-CE e a três professoras do curso de Pedagogia da UVA. Um novo perfil do Pedagogo está emergindo e ainda não está sendo compreendida a discussão sobre a dimensão pedagógica da educação não formal e sua contribuição na formação dos sujeitos. Neste sentido, ressalta-se a importância de compreender sobre a contribuição do Pedagogo nos espaços não escolares, e como o curso de Pedagogia está preparando estes profissionais frente aos desafios pertinentes.
Palavras chave: Pedagogo. Espaços não escolares. Formação. Atuação.Descargas
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