VIVÊNCIA EM UMA COMUNIDADE DE PESCADORES NA PARAÍBA: EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v19i1.179Resumen
A Educação Popular tem um papel significativo no setor saúde brasileiro no sentido da criação de caminhos para uma ação mais integrada com os valores, saberes, iniciativas e movimentos sociais. Ela consiste em educar para a saúde, e assim, ajudar a população a compreender as causas dessas doenças e a se organizar para superá-las. Vem sendo não apenas um instrumento de empoderamento da população, mas também de formação profissional. Nas universidades brasileiras, ela vem sendo progressivamente incorporada nos cursos da saúde como instrumento de aprendizagem. O objetivo deste trabalho consiste em relatar a vivência decorrente do período de imersão no Estágio Nacional de Extensão em Comunidades com a participação de residentes em saúde e acadêmicos de diversos cursos. O campo de estudo relatado foi a comunidade da Penha, bairro periférico e que gira em torno da atividade pesqueira, de João Pessoa. Foi possível vivenciar a rotina por meio do diálogo com moradores e trabalhadores, tendo como base o Met-MOCI, que consiste em obsevar as características: geográfica, social, cultural, econômica, religiosa, política, ambiental e histórica. A vivência possibilitou ressignificar conceitos sobre a participação popular para além da política, mas sim, como um proceso de resistência e luta pelo habitar. O olhar para o indivíduo como um todo, de forma integral, foi bastante relevante para o processo de aprendizagem em outra comunidade.
Palavras-chave: Relações Comunidade-Instituição. Pessoal de Saúde. Saúde Pública. aprendizagem
Citas
BRASIL. PORTARIA Nº 2.761, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2013. Política Nacional de Educação Popular em Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde - PNEP-SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt2761_19_11_2013.html> Acesso em: 01 mai. 2018.
CRUZ, P. J. S. et al. Educação popular na universidade: reflexões e vivências da Articulação Nacional de Extensão Popular (ANEPOP). 1 ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
FALCÂO, E. Vivência em Comunidades: Outra Forma de Ensino. 1. ed. João Pessoa: Editora Universitária, 2014.
FETTERMANN, F.A; SCHOLZ, D.C.S; TORRES, O.M; BALK, R.S. Construção e vivência do VER-SUS Pampa: um relato de experiência. J Nurs UFPE on line, Recife, v. 8, n. 7, p. 2175-9, jul. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária. Conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. Brasília, v. 18, n.1, p. 10-32, dez. 2012.
GOMES, L.B; MERHY, E.E. Compreendendo a Educação Popular em Saúde: um estudo na literatura brasileira. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 27, n. 1, p.7-18, jan. 2011.
GOUVEIA, Á.R.S; LIMA, D.P.A; RIBEIRO, L.S. Vivências de uma acadêmica de medicina em estágio realizado em uma comunidade rural. Rev enferm UFPE on line, Recife, v. 11, n. 5, p. 2217-26, maio. 2017.
MEDEIROS, L.C.M; AZEVEDO, G.A.V; MACHADO, F.M; SOUSA, S.R. As práticas populares de cura utilizadas por rezadores no povoado Brejinho, município de Luiz Correia-PI. Esc Anna Nery R Enferm. v. 11, n. 1, p. 112-7, mar. 2007.
PINHEIRO, R; MATTOS, R.A. Construção social da demanda: direito à saúde, trabalho em equipe, participação e espaços públicos. 2ª ed. - Rio de Janeiro: CEPESC/UERJ: ABRASCO, 2005.
SVARTMAN, B.P; GALEÃO-SILVA, L.G. Comunidade e resistência à humilhação social: desafios para a psicologia social comunitária. Rev Colombiana de Psicología. São Paulo, v. 25, n. 2, p. 331-349, jul/abr. 2016.
VASCONCELOS, E.E; VASCONCELOS, M.O.D; SILVA, M.O. A contribuição da educação popular para a reorientação das práticas e da política de saúde no Brasil. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade. Salvador, v. 24, n. 43, p. 89-106, jan./jun. 2015.
VASCONCELOS, E.M; CRUZ, P.J.S. Educação popular na formação universitária: reflexões com base em uma experiência. 25 ed. João Pessoa: Hucitec, 2013.
VASCONCELOS, E.M. A espiritualidade no trabalho em saúde. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia