TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UM EXAME DA LITERATURA DO XII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v20i1.226Palabras clave:
Tecnologias. Ensino de Matemática. Aprendizagem.Resumen
O estudo pretende contribuir para melhor compreensão das aplicações práticas das tecnologias para o ensino de matemática por meio da análise crítica dos artigos apresentados no Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado em São Paulo, em julho de 2016. O trabalho questiona quais as principais considerações que se tem hoje na literatura vigente quanto ao uso das tecnologias no ensino da matemática no recorte temporal compreendido entre 2014 a 2018 e como as produções acadêmico-científicas têm fomentado o tema das tecnologias no ensino dessa disciplina. A presente pesquisa consistiu em analisar artigos periódicos da área de Educação Matemática, com foco no uso da tecnologia. Foram selecionados 10 artigos. Após esse processo, iniciaram-se os procedimentos de análise das informações adquiridas por meio da leitura de cada um dos artigos selecionados. A evolução das tecnologias tem influenciado a vida em sociedade e, dessa forma, torna-se necessária uma reflexão frente às mudanças ocorridas nos últimos anos, oriundas dos avanços tecnológicos, pois se trata de um contexto expressivo. E as novas tecnologias podem trazer contribuições significativas ao processo de ensino e aprendizagem de matemática.
Citas
ALVES, E. M. S. A Ludicidade e o ensino da matemática: uma prática pos¬sível. Campinas, SP: Papirus, 2001.
BOVO, A. A. Formação Continuada de Professores de Matemática para o Uso de Informática na Escola: Tensões entre propostas e implementação. 2004. 358 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, SP, 2004.
COBB, P.; CONFREY, J.; DISESSA, A.; LEHRER, R.; SCHAUBLE, L. Projetar Experimentos em Pesquisa Educacional. Pesquisador Educacional, v. 32, n. 1, p. 9-13, 2003.
D’AMBROSIO, U. Que matemática deve ser aprendida nas escolas hoje? Teleconferência no Programa PEC – Formação Universitária, patrocinado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, 27 jul 2002. Disponível em <http://vello.sites.uol.com.br/aprendida.htm>. Acesso em 06 mai 2009.
FIORENTINI, D; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Autores Associados: Campinas-SP, 2006.
FUJITA, Oscar Massaru; RODRIGUES, Erika Aparecida Navarro. A interdisciplinaridade e a contextualização na educação básica: a matemática e o uso dos objetos digitais de aprendizagem. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016.
GATTI, B. A. Formação continuada de Professores: Uma Questão psicossocial. Caderno de
KENSKI, Vani Moreira. Educação e comunicação: interconexões e convergências. Educ.
LANKSHEAR C; KNOBEL M. Pesquisa Pedagógica: do projeto a implementação. Porto Alegre, RS: Artmed, 2008.
LEMKE, J. L. Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 49, n. 2, p. 455-479, jul./dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/
scielo.php?pid=S0103-18132010000200009&script=sci_arttext>. Aces¬so em: 12 mar. 2013.
LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. 6ª Ed. São Paulo: Cortez, 1993.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. Rio de Janeiro: E. P. U, 2013.
MATURANA H. R. A ontologia da realidade. 3. Ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014.
MURRAY, J. H. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Tradução Elissa Khoury Daher, Marcelo Fernandez Cuzziol. São Paulo: Itau Cultural: UNESP, 2003.
PEREIRA, Stelamara Souza; CHAGAS, Flomar Ambrosina Oliveira tecnologia e educação: uma conexão no ensino da matemática. Estudos, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 140-150, jan./mar. 2014.
Pesquisa, São Paulo, n. 119, 2003.
PIMENTA, Selma Garrido. Docência no ensino superior. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
PORTO, T. M. E. As tecnologias de comunicação e informação na escola; relações possíveis... relações construídas. Revista Brasileira de Educação. Vol. 11, n. 31, jan/ abril de 2006, Campinas, SP: Autores Associados e Anped.
RABARDEL, P. Homens e Tecnologias: Abordagem cognitiva para instrumentos contemporâneos. Paris: Armand Colin, 1995.
SANTOS, M. Pensando o espaço do homem. 5 ed. São Paulo: Edusp, 2004.
Soc., Campinas, v. 29, n. 104, Especial, p. 647-665, out. 2008. Disponível em
TONÉIS, C. N. A Lógica da descoberta nos jogos digitais. Dissertação de mestrado, Tecnologias da Inteligência e Design Digital; orientador: Luís Carlos Petry Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, 2010.
TUFANO, W. Contextualização. In: FAZENDA, I. C. A. Dicionário em Construção: interdisciplinaridade. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 40-41.
VALENTE, J. A. (org.). Formação de Educadores para o uso da informática na escola. Campinas: Núcleo de Informática Aplicada à Educação/UNICAMP, 2003.
VAN HIELE, P. Estrutura e Discernimento. Orlando: Imprensa Acadêmica, 1986.
WILD, B. de M. O ciberespaço como aliado dos professores - O facebook. com como ferramenta pedagógica. Café com Sociologia, v. 1, n. 1, nov. 2012. Dispo¬nível em: <http://www.recantodasletras.com.br/artigos/4099525> Acesso em: 14 mai. 2018.
WILEY, D. A. Conectando objetos de aprendizagem com teoria de projetos instrucional: a definição, uma metáfora e uma taxonomia. Utah, EUA: Universidade Estadual de Utah, 2000. Disponível em: <http://penta3.ufrgs.br/objetosaprendizagem/11wiley_traducao.doc>.
www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 12 jan. 2019.
ZABEL, Marília. Conhecimentos necessários para a integração das tecnologias na prática docente. XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades. São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia