A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE SANTA QUITÉRIA–CE SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumen
A alfabetização científica é um dos principais objetivos das políticas públicas educacionais na atualidade. Para promovê-la, é preciso não somente ensinar ciências, mas também evidenciar a sua importância na sociedade. Esta pesquisa, de caráter exploratório, visou caracterizar a percepção dos estudantes do Ensino Médio de Santa Quitéria–CE sobre Ciência e Tecnologia (C&T), avaliando o conhecimento e os interesses dos jovens sobre C&T, identificando as fontes e os meios de busca de conhecimento científico e ainda discutindo o papel da escola e do professor no desenvolvimento crítico sobre C&T dos alunos. O estudo foi realizado através de questionário pela ferramenta Google Forms com questões objetivas e subjetivas, que foi disponibilizado aos alunos matriculados no Ensino Médio da cidade de Santa Quitéria, noroeste do Ceará. Os resultados mostraram que os estudantes apresentam visões positivas sobre a importância da ciência na sociedade e que possuem interesse pelo tema. Apesar disso, ainda apresentam concepções estereotipadas sobre o trabalho científico e dificuldade em reconhecer instituições de pesquisa científica nacionais e regionais. Com base nisso, é possível aprimorar ações de popularização científica, inclusive da educação em ciências no âmbito escolar, possibilitando o desenvolvimento de novas estratégias que potencializem o avanço da alfabetização científica na região estudada.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Essentia - Revista de Cultura, Ciência e Tecnologia da UVA
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.