DESENCONTROS E ENCONTROS SOBRE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA À LUZ DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE

Autores

  • Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
  • Ana Suelen Pedroza Cavalcante Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA
  • Marcos Aguiar Ribeiro Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Resumo

Estudo exploratório-descritivo de abordagem qualitativa, realizado a partir da pesquisa-ação, cujo objetivo foi abordar o tema extensão universitária, por meio de círculos de cultura influenciados pela pedagogia de Paulo Freire, com estudantes dos projetos de extensão de uma Universidade Pública do Interior do Estado do Ceará. Assim, o estudo desenvolvido, em 2013, a partir de metodologias ativas de ensino-aprendizagem possibilitou o alcance de resultados significativos, que permitiram conhecer a percepção dos estudantes sobre a extensão e a partir de então compartilhar conhecimentos sobre a temática por meio de Círculos de Cultura. Além disso, permitiu que a barreira inconsciente de integração existente entre os estudantes dos cursos de Enfermagem e de Educação Física fosse bem trabalhada pelos participantes do estudo.

Biografia do Autor

Izabelle Mont’Alverne Napoleão Albuquerque, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Docente do curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Vice-reitora da UVA

Ana Suelen Pedroza Cavalcante, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Discente de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

Marcos Aguiar Ribeiro, Universidade Estadual Vale do Acaraú, UVA

Discente de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Bolsista de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FUNCAP.

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Publicado

2016-06-17

Edição

Seção

CIências da Saúde