EXPERIÊNCIA DO ENSINO DE BIOLOGIA PELA EXPERIMENTAÇÃO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v20i2.216Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência docente de um
professor de biologia, realizada em uma Escola Estadual de Educação Profissional
de um município da Região Norte do Estado do Ceará, com alunos de 1° ano do
ensino médio. Procurou-se abordar o processo de ensino-aprendizagem com a
experimentação no Laboratório de Biologia da escola. Aborda-se neste trabalho a
aplicação de atividades experimentais como forma de recurso didático durante o
período do ano letivo de 2018. Para este relato, utilizou-se um diário de campo
durante todo o ano e realizou-se neste trabalho 82 horas de métodos práticos de
ensino sobre os seguintes temas: Origem da Vida, Bioquímica Celular, Citologia e
Metabolismo Energético, para um total de 160 alunos, de modo a inovar e
despertar o interesse destes, sedimentando a aprendizagem de conceitos de
biologia trabalhados no 1° ano. Destaca-se que o ensino por meio de
experimentação, desperta o interesse dos alunos e desenvolve competências e
habilidades relacionadas ao conhecimento biológico.
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