AS CONTRIBUIÇÕES DA GESTÃO ESCOLAR: LIDERANÇA DEMOCRÁTICA E SEUS DESAFIOS PARA UM ENSINO DE QUALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v20i2.238Resumo
Esta pesquisa surgiu da necessidade de analisar as contribuições da gestão escolar como facilitadora dos processos de ensino e como contribuir de forma significativa no processo de aprendizagem. Para tanto, objetivou-se entender os desafios de gestão educacional, as limitações do modelo de gestão autocrático e as mudanças do modelo centralizado para a construção de uma gestão democrática. A pesquisa foi realizada com coordenadores pedagógicos da rede municipal. Os sujeitos pesquisados estão representados por nove coordenadores do ensino infantil ao médio. Foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas a esses coordenadores. No primeiro momento foi relatado um pouco sobre identidade profissional, construção de saberes e formação. Foram feitos questionamentos envolvendo o desempenho e preparação profissional, a escolha da profissão, expectativas e frustrações, desafios e modelos de gestão. Observou-se a importância dos cursos de capacitação em gestão de pessoas para uma liderança efetiva, bem como a experiência também foi um fator relevante para aquisição de conhecimento referente à profissão. Em relação ao nível de gestão de conflitos observou-se que os anos de profissão são relevantes para a maior aptidão em gestão.
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