VIVÊNCIA DE UMA FAMÍLIA COM O AUTISMO: ESTUDO DE CASO USANDO FERRAMENTAS DE ABORDAGEM FAMILIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36977/ercct.v21i2.274

Resumo

O cuidado às famílias em condições crônicas de saúde, como as pessoas com deficiência têm se tornado uma rotina das equipes de saúde da Atenção Primária à Saúde, fato que vem demandando uma prática com base em ferramentas de avaliação apropriadas para seu manejo. Esse contexto, levou à sistematização de um relato de caso com o objetivo de descrever a avaliação de uma família com uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA), por meio de ferramentas de abordagem familiar. O estudo foi realizado em Santana do Acaraú-CE durante os meses de julho e agosto/2019 utilizando como instrumento de coleta de informações uma entrevista não estruturada, cujos dados foram organizados a partir das ferramentas de abordagem familiar: genograma e ecomapa. Os resultados evidenciaram que o papel de cuidador principal é desempenhado pela mãe da criança, demonstrando sobrecarga e adoecimento da cuidadora do caso índice. A utilização das ferramentas favoreceu uma relação de confiança com a família e a compreensão das relações interfamiliares e com a comunidade, além do entendimento da rede de apoio à família.

 

Biografia do Autor

Rejane Maria Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA

Cirurgiã Dentista. Estudante do Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) / Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família (RENASF) /Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Especialista em gestão de Serviços de Saúde- ESP-CE.

Cibelly Alliny Siqueira Lima Freitas, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Maria Adelane Alves Monteiro da Silva, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Verônica de Azevedo Mazza, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Docente da Universidade Federal do Paraná

Andrea Carvalho Araújo Moreira, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA)

Daniela Sandra Rego Queiroz, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestra em Saúde da Família pela Universidade Estadual do Ceará (UVA). Enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Santana do Acaraú, Ceará. 

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Publicado

2020-12-09

Edição

Seção

CIências da Saúde