ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE PORTA ABERTA: ACESSO E DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO INTERPROFISSIONAL EM REDE
DOI:
https://doi.org/10.36977/ercct.v20i2.276Resumo
O bjetivou-se compreender como se apresentam o acesso e os fluxos de comunicação entre as equipes do Centro de Atenção Psicossocial, da Estratégia Saúde da Família e da Saúde Indígena na atenção à saúde mental. Estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Foram utilizadas como técnicas de coleta de informações a entrevista semiestruturada e o diário de campo. A sistematização dos dados deu-se pela análise do conteúdo, a qual originou as seguintes categorias empíricas: acesso ao Centro de Atenção Psicossocial, instrumentalização da comunicação e comunicação interprofissional. A compreensão sobre as formas de acesso e o estabelecimento dos fluxos de comunicação existentes entre estes serviços evidenciaram que o acesso ao Centro de Atenção Psicossocial vem sendo garantido pela atenção horizontal, diante do reconhecimento das necessidades e fragilidades do território. No entanto, esse percurso encontra desafios inerentes à integração entre os serviços de atenção primária e saúde mental. A principal causa se dá pela precarização da guia de referência e contrarreferência em papel, como principal estratégia de comunicação e garantia do acesso aos cuidados primários em saúde mental, além da ausência de apoio tecnológico e logístico que favoreça essa integração na Rede de Atenção à Saúde. É a partir da identificação das necessidades de saúde dos usuários e dos trabalhadores que o operam que a promoção do acesso e a garantia de atendimento serão assegurados.
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