INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE: EVIDÊNCIAS DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Resumo

O estudo objetiva analisar a produção científica sobre a integração ensino-serviço-comunidade e suas repercussões para a formação em saúde. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca de estudos foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e no portal da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), com publicações no período de 2015 a 2019. A amostra final constatou 29 produções científicas, sendo majoritariamente publicadas entre os anos 2018 e 2019 (76%). Tais publicações, no seu cunho metodológico, variaram quanto ao tipo de pesquisa e todos os estudos são de abordagem qualitativa ou mista, não tendo sido encontrados estudos quantitativos. As produções científicas demonstram como potencialidades da integração ensino-serviço-comunidade: os ganhos da comunidade por receber uma atenção integral e diferenciada, aos profissionais por poderem atualizar o seu fazer teórico e prático e, principalmente aos estudantes ao conceber uma formação mais contextualizada, a partir da construção de um conhecimento pautado nas necessidades locais, com foco na aprendizagem compartilhada e na prática colaborativa.

Biografia do Autor

Jamile Maria Sampaio Tabosa, Universidade Federal do Ceará

Acadêmica do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus de Sobral. Monitora do PET-Saúde Interprofissionalidade Sobral

Ana Auriane Marques Xavier, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Monitora do PET-Saúde Interprofissionalidade Sobral.

Karina Oliveira de Mesquita, Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia

Docente da Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia. Preceptora do PET-Saúde Interprofissionalidade

Camilla Araújo Lopes Vieira, Universidade Federal do Ceará

Docente do Curso de Psicologia da UFC. Tutora do PET-Saúde Interprofissionalidade Sobral. Doutora em Saúde Coletiva. Pós doutora em Psicanálise.

Jacques Antonio  Cavalcante Maciel, Universidade Federal do Ceará

Docente do Curso de Odontologia da UFC. Tutor do PET-Saúde Interprofissionalidade Sobral. Doutor em Odontologia. Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral

Maria Socorro  de Araújo Dias, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual Vale do Acaraú. Coordenadora do PET-Saúde Interprofissionalidade Sobral. Doutora em Enfermagem. Pós doutora em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde. Universidade Estadual Vale do Acaraú.

Publicado
2020-06-27
Seção
Ciências da Educação