PERFIL DOS RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

Autores

Resumo

Atualmente o índice de sobrevida de recém-nascidos pré-termo e com muito baixo peso tem aumentado significantemente. O progresso da tecnologia dentro da neonatologia é o principal responsável por elevar a taxa de sobrevida de recém-nascidos prematuros, diminuindo assim os índices de mortalidade neonatal. Este estudo objetiva traçar o perfil dos recém-nascidos (RN’s) admitidos em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Trata-se de estudo documental, retrospectivo, com abordagem quantitativa. Foi desenvolvido no setor da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal 2, em um Hospital de Ensino, em Sobral-Ce. A amostra foi composta por prontuários de recém-nascidos, admitidos nos meses de janeiro a dezembro de 2018 na UTI Neonatal 2 do referido hospital. Foram analisados 192 prontuários de RN’s, sendo que 67 foram excluídos por estarem nos critérios de exclusão, restando 125 prontuários que atenderam aos critérios de inclusão. Os resultados do estudo indicaram prevalência do sexo masculino, o peso ao nascer entre extremo baixo peso e muito baixo peso, IG de 30 a 35 semanas. Conclui-se que, conhecer as características dos RN’s, pode contribuir para criar métodos de prevenção à gestação de risco e ao parto prematuro, além de aprimorar o cuidado prestado.

Palavras-chaves: Neonatologia; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Prematuridade.

Biografia do Autor

Tereza Cristina Linhares Costa Melo, Santa Casa de Misericórdia de Sobral

Fisioterapeuta. Especialista em Neonatologia em caráter de Residência Multiprofissional pelo Centro Universitário INTA (UNINTA). Sobral. Ceará. Brasil.

Francisca Rocha Carneiro Liberato

Fisioterapeuta. Mestre em Saúde Pública pela Universidad Americana (UA). Doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Francis Xavier (UFX). Preceptora da Residência Multiprofissional em Neonatologia do Centro Universitário INTA (UNINTA). Sobral. Ceará. Brasil.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Edição

Seção

CIências da Saúde